Programa ciência sem fronteiras 2012, inscrições

Programa ciência sem fronteiras 2012, inscrições

Andre 28/04/2016 Educação

Se você tem o sonho de estudar no exterior e conhecer novas e diferentes culturas, não perca a chance de participar do Programa Ciência sem Fronteiras 2012, que abriu novas chamadas para a graduação sanduíche, através da qual você faz parte do curso em instituição estrangeira, e vai levar estudantes brasileiros para sete países.

O Programa Ciência sem Fronteiras está com uma nova etapa de inscrições abertas, com a oferta de 20.000 bolsas de estudo no exterior (Foto: Divulgação)

Criado por meio de parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), através das suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Capes e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC, o Programa Ciência sem Fronteiras tem o objetivo de promover a expansão e a internacionalização da ciência e da tecnologia brasileiras, através de intercâmbios e mobilidade internacional.

Nos próximos quatro anos, a expectativa é de que mais de 100.000 bolsas de estudo sejam disponibilizadas, tanto para alunos de graduação quanto para os estudantes de pós-graduação. Somente em 2012, a previsão é de que aproximadamente 20.000 bolsas sejam concedidas.

Saiba mais sobre a Graduação-sanduíche: como funciona

Requisitos Ciência sem Fronteiras 2012

Alunos matriculados em cursos superiores de universidades parceiras do programa podem se candidatar às bolsas (Foto: Divulgação)

Para se candidatar a essa nova etapa de bolsas oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras 2012, com oportunidades de estudar nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Canadá e Holanda, os interessados devem preencher os seguintes requisitos:

– Estar matriculado em um dos cursos superiores da área prioritária (confira a lista completa no site do Programa Ciência sem Fronteiras), nas universidades conveniadas ao programa;

– Ter cursado, no mínimo, 20% do currículo do curso de origem e, no máximo, 90%;

– Ter nacionalidade brasileira; e

– Apresentar proficiência na língua do país para o qual deseja viajar.

Bolsas de estudo na Ásia: Vagas para estudantes brasileiros na China

Inscrições Ciência sem Fronteiras 2012

As bolsas estão distribuídas por 7 países, entre os quais Alemanha, Estados Unidos e Canadá (Foto: Divulgação)

Os interessados em concorrer às bolsas de estudo no exterior, oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras 2012, devem acessar o site www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1, onde estão disponíveis os formulários de inscrição para cada um dos países em que há vagas.

Nesses formulários você pode encontrar todas as informações a respeito das bolsas, como o tempo de duração, as instituições onde elas serão oferecidas, etc. No caso de haver demanda maior que a oferta, a nota do ENEM, a partir da edição 2009, poderá ser usada como critério de seleção.

Fique atento ao prazo para se inscrever, que termina no dia 14 de setembro.

Outros artigos

Franquia Antídoto Cosméticos

09/06/2010

Franquia Antídoto Cosméticos

As franquias são boas oportunidades de que você tem para conseguir estar se favorecendo com um bom negócio, recomendamos que vocês pesquisem sobre as oportunidad...

Lugares para fazer compras no exterior

05/09/2014

Lugares para fazer compras no exterior

Lugares para fazer compras no exterior é o que você vai conhecer na matéria a seguir, que tem dicas importantes para quem deseja aproveitar a viagem a outros países ...

Lugares para doar e comprar móveis usados

10/12/2012

Lugares para doar e comprar móveis usados

Nem todas as pessoas possuem condições financeiras para comprar uma mobília totalmente nova, por isso, elas acabam recorrendo às lojas de móveis usados. Estes estabe...