Vagas para estudantes brasileiros na China

Os brasileiros interessados em estudar no exterior vão ganhar novas oportunidades de ingressar no ensino superior ou de complementar o currículo acadêmico em cursos…

Acordo entre os governos dos dois países deve abrir 5.000 vagas para estudantes brasileiros na China

Os brasileiros interessados em estudar no exterior vão ganhar novas oportunidades de ingressar no ensino superior ou de complementar o currículo acadêmico em cursos de pós-graduação de qualidade. É que foi assinado um acordo entre os governos do Brasil e da China através do qual serão disponibilizadas um total de 5.000 vagas em instituições de ensino superior no país oriental.

As bolsas, oferecidas por meio de um acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a China Scolarship Counsil, órgão chinês ligado ao segmento da educação superior, serão distribuídas ao longo dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015.

Pela parceria, anualmente o governo do país asiático vai disponibilizar 600 vagas para estudantes brasileiros participantes do Programa Ciência Sem Fronteiras, que estarão isentos das mensalidades e da taxa de matrícula nas principais universidades chinesas. Além disso, serão oferecidas outras 250 bolsas de estudo. O governo brasileiro, por sua vez, vai custear o restante das vagas, para que sejam preenchidas todas as oportunidades disponíveis a cada ano, até que se completem as 5.000 vagas.

Outras oportunidades de estudar no exterior: Bolsas de intercâmbio USP 2012

Áreas beneficiadas

Presidente Dilma Rousseff e Wen Jiabao, primeiro ministro da China, assinaram o acordo na área de educação durante a Rio+20

Segundo o Ministério da Educação, as bolsas irão abranger cursos de graduação, graduação sanduíche e pós-graduação, incluindo as áreas prioritárias do Programa Ciências Sem Fronteiras, como ciências da natureza, engenharias e energias renováveis.

Outra informação importante, destacada por Aloizio Mercadante, ministro da Educação, é que as vagas estarão disponíveis nas universidades chinesas que ofereçam aulas em inglês, ou seja, os interessados deverão ter, pelo menos, o domínio da língua inglesa para se candidatar às vagas.

Leia Também:  Entenda o novo Projeto de Lei do ensino médio

Saiba mais sobre Bolsas de estudo para intercâmbio nos EUA 2012

Inscrições

As bolsas serão oferecidas por meio do Programa Ciência sem Fronteiras

Ainda não foram divulgadas as datas em que estarão abertas as inscrições do processo seletivo das vagas para estudantes brasileiros na China. Porém, se você está interessado em participar, não deixe de conferir o site do Programa Ciência Sem Fronteiras, www.cienciasemfronteiras.gov.br, que é onde os cadastros serão recebidos.

Outras informações também podem ser obtidas por meio dos telefones 0800-616161 ou 0800-619697.

Top