Principais festas juninas no Sul do Brasil

Em busca das principais festas juninas do Sul do Brasil? Então saiba que a região tem inúmeros eventos do gênero acontecendo nesse mês de…

Em busca das principais festas juninas do Sul do Brasil? Então saiba que a região tem inúmeros eventos do gênero acontecendo nesse mês de junho. As comemorações contam com danças tradicionais, comidas típicas, brincadeiras e muitos outros atrativos.

Principais festas juninas no Sul do Brasil. (Foto: Divulgação)

O Sul do Brasil possui uma cultura muito rica, e em meio a esta cultura nasceu a tradição de comemorar o dia de quatro santos importantes, Santo Antonio, no dia 13 de junho, São João no dia 12 e São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho.

As festas de Santo Antônio são bem tradicionais nos municípios de Mostradas e Tavares, com provas de amor, jogos de prendas e salto sobre brasas, mas apesar do dia do santo ser 13 de junho, muitos locais estão fazendo a festa no dia 12, o Dia dos Namorados, já que Santo Antônio é o santo casamenteiro.

Leia mais: Festas Juninas em Santa Catarina 2015

Principais festas juninas no Sul do Brasil

A festa de São João é a mais popular em todo o Brasil, principalmente entre os gaúchos, onde o dia do santo é comemorado com muita comida típica, galinha frita ou asada com arroz. Batata-doce, pinhão, amendoim, pipoca, canjica e diversos doces campeiros. O município de São Borja, no Rio Grande do Sul sempre realiza a festa de São Joãozinho Batista, assim como Sobradinho, que já adotou a tradição das festas de São João.

As festas contam com muitas atrações tradicionais. (Foto: Divulgação)

São Pedro é conhecido como o guardião das chaves do céu, além de ser o padroeiro do Rio Grande do Sul, e por isso, A Estância da Poesia Crioula –academia de letras do gauchismo- criou uma festa que é realizada anualmente no dia 29 de junho.

Leia Também:  Corte Joãozinho: dicas para quem quer usar

Veja também: Melhores Festas Juninas do Brasil

Confira a seguir um pouco mais sobre as principais festas juninas no Sul do Brasil, que que prometem animar os gaúchos e catarinenses.

Festa junina de Ijuí

Festa junina de Ijuí. (Foto: Divulgação)

A cidade de Itajuí, no Rio Grande do Sul, está se preparando para realizar a sua festa junina tradicional, que acontecerá no dia 28 de junho na unidade do Sesc (Rua Crisanto Leite, 202). O evento chega a sua 18ª edição com uma série de atrações, incluindo: comidas e bebidas típicas, brinquedos infláveis e shows ao vivo de música gaúcha. A entrada é gratuita e as atividades começam a partir das 14 horas.

Festa Junina de Itaperiú

Festa Junina de Itaperiú. (Foto: Divulgação)

No estado de Santa Catarina, a principal festa junina acontece na cidade de Itaperiú. No mês de junho, o município ganha uma fogueira gigantesca com cerca de 35 metros de altura. A comemoração também conta com atrações musicais, comidas típicas e queima de fogos. Nessa edição de 2015, o evento está completando 100 anos de história e espera receber 40 mil turistas ao longo do mês de junho.

Saiba mais: Festas Juninas Pacotes de Viagem CVC Turismo

Os dois eventos citados acima se enquadram nas principais festas juninas no Sul do Brasil. No entanto, se você quer aproveitar o são joão em outros municípios, procure se informar sobre os arraiás organizados por escolas, universidades, paróquias e clubes. As unidades do SESC também são responsáveis por organizar festivais incríveis.

 

Top