Tratamento para Unha Encravada

Tratamento para Unha Encravada

Onicocriptose ou unhas encravadas é um caso que atinge muitas pessoas, bem mais do que imaginamos. Crianças e adultos sofrem com os males que…

Por Redacao em 02/04/2011

tratamento-para-unha-encravada

Onicocriptose ou unhas encravadas é um caso que atinge muitas pessoas, bem mais do que imaginamos. Crianças e adultos sofrem com os males que o problema causa e na maioria das vezes sem saber quais as origens e como curar a unha fincada. Se assim como centenas de indivíduos, você também apresenta dilemas relacionados à saúde das unhas, não deixe de acompanhar essa matéria. Pois logo mais explicitaremos várias informações e dicas sobre do que consiste e quais são formas de tratamento para unhas encravadas.

O termo “unha encravada” significa de forma bem simples e exata o que ocorre, esse quadro é provocado pela falta de cuidados ao cortar as unhas, pelo mau costume de “cutucar” e retirar os pedacinhos laterais da mesma. Posteriormente a unha penetra no dedo, realmente enterrando-se, daí então esse pedaço fincado não para de crescer. Isso explica o a existência de dores, formação de pus e inflamação.  Em geral, as unhas dos pés são as mais atingidas principalmente o dedão (hálux), mas também pode ocorrer nas unhas dos dedos das mãos.

Outras causas da onicocriptose são: uso de sapatos apertados, tropeções, queda de objetos pesados sobre o dedo, entre outras.

Para sanar o incômodo, deve-se ir até um podólogo para que o mesmo avalie o estado em que a unha se encontra. Os procedimentos adotados para a cura variam de caso pra caso, em alguns é necessário cirurgias, em outros apenas medicamentos e processos realizados no consultório de um profissional especializado.  Há muitos tratamentos caseiros, mas você não deve confiar em receitas publicadas na internet ou indicada por terceiros, pois o quadro da unha encravada pode se agravar a partir de atitudes má orientadas. O máximo a se fazer em casa é deixar os pés de fora para que a ferida não seja tampada, evitar sapatos muito fechados e justos e prestar muita atenção ao cortar as unhas.

Não perca mais tempo, procure o quanto antes um podólogo. As unhas encravadas quando diagnosticadas desde cedo, tornam-se muito mais fáceis de curar.

Boa sorte e até a próxima.

Top