Primeiros socorros caso a criança bata a cabeça

As quedas são muito frequentes entre as crianças. Como a cabeça é a parte mais pesada do corpo e elas não possuem total domínio…

As quedas são muito frequentes entre as crianças. Como a cabeça é a parte mais pesada do corpo e elas não possuem total domínio sobre a mesma, ao caírem, a primeira parte afetada é a cabeça. Entretanto, são muito raros os casos de traumatismos entre os pequenos. Porém, é preciso ter alguns cuidados caso o acidente aconteça. Pensando nisso, selecionamos os primeiros socorros caso a criança bata a cabeça. Confira.

As batidas na cabeça são muito comuns na infância. (Foto: divulgação)

Crianças que batem a cabeça

As quedas são muito frequentes entre as crianças, principalmente da cama. Apesar de gerar muito medo, elas dificilmente provocam graves ferimentos ou concussões (distúrbios temporários da função cerebral). Os mais comuns são os golpes na testa e no couro cabeludo, que tendem a sangrar bastante.

Se após a queda da criança para de chorar em alguns minutos, voltando a cor normal e não apresentam vômitos, as possibilidades de lesões cerebrais são mínimas. Em grande parte dos casos, o vômito pode vir por que a criança acabou de comer e devido ao esforço para o choro, provoca o vômito.

Para as quedas mais graves a criança pode vomitar mesmo se não tiver se alimentado, perde o apetite, fica pálidas e sente muitas dores. Caso a criança apresente estes sintomas, o médico deve ser consultado imediatamente para que seja feita uma radiografia do crânio.

A sonolência após bater a cabeça deve ser observada. (Foto: divulgação)

Veja também compressas quentes e frias, quando usar 

Primeiros socorros caso a criança bata a criança

1. Procure manter a calma e acalme a criança: o desespero só piora ainda mais as coisas. Portanto, tente acalmar a criança para saber o que realmente aconteceu;

2. Use gelo: coloque imediatamente um pedaço de gelo envolvido por pano ou gaze sobre o local do trauma para evitar o inchaço;

Leia Também:  8 regras para o Antienvelhecimento

3. Mantenha a criança acorda: é muito comum as crianças dormirem após bater a cabeça, porém elas devem ficar acordadas para se observar o surgimento de algum sintoma anormal;

4. Fique de olho nos sintomas: se a criança apresentar vômito, sonolência, perda da consciência, perda das forças musculares, dormência, elas devem ser levadas para o hospital imediatamente;

5. Contenha o sangramento: se a batida da cabeça gerou cortes é necessário conter o sangramento com uma gaze estéril ou pano bem limpo. O ideal é umedecer a gaze e colocar sobre o sangramento até que a criança seja levada para o hospital para sutura do corte.

É preciso ficar atento para os sintomas após a batida na cabeça da criança. (Foto: divulgação)

Veja mais em o que fazer em casos de batida na cabeça

Os tombos com batidas da cabeça das crianças são muito frequentes. Geralmente, os quadros de trauma não são graves, porém é preciso ter alguns cuidados quando isso ocorre. Aposte nas dicas de primeiros socorros caso a criança bata a cabeça e cuide bem da saúde do seu filho.

 

 

Top