Como cuidar do cabelo na academia

Ter cabelos bonitos e saudáveis não é tarefa fácil. Toda mulher sabe que é necessário se dedicar, diariamente, às madeixas. Tudo requer tempo e…

Por Editorial MDT em 05/12/2012

Ter cabelos bonitos e saudáveis não é tarefa fácil. Toda mulher sabe que é necessário se dedicar, diariamente, às madeixas. Tudo requer tempo e dinheiro. Apesar dos pesares, é compensador perceber que os fios estão bonitos, maleáveis e brilhosos. Tal dedicação não pode ser esquecida, até mesmo na hora da malhação. É preciso cuidar do cabelo na academia, bem como em outros locais, onde se pratica alguma atividade física.

O suor e a tração nos fios são os principais causadores de queda, quebra e dermatites (Foto: Divulgação)

Quando se está praticando exercícios, sejam quais forem, os cabelos podem ser prejudicados de diferentes formas. Quem costuma se exercitar ao ar livre, com sol e umidade, deve ter cuidados dobrados. Dentro da academia, os malefícios do sol aos cabelos não existem, mas há outros aspectos da malhação a serem considerados. O suor que se acumula no couro cabeludo e os elásticos e presilhas utilizados para prender os fios são os que mais podem causar danos. Veja como se prevenir, cuidando do corpo e da beleza, sem esquecer a saúde dos cabelos.

Suor no couro cabeludo

Bonés devem ser evitados, pois pioram os problemas (Foto: Divulgação)

Mesmo que a academia tenha ar condicionado ou ventiladores, as horas de malhação fazem com que o suor se acumule nos cabelos, especialmente no couro cabeludo. Quem tem problema de excesso de oleosidade nos fios e caspa deve se cuidar, ainda mais. Essa umidade que se instala na cabeça é o principal causador de dermatites seborreicas. O couro cabeludo pode acumular placas que descamam e coçam, podendo causar até mesmo queda. A dica é ter, em casa, um shampoo de limpeza profunda ou anticaspa. Deve-se lavar os cabelos com este produto, ao menos uma vez, por semana. Caso isso não seja suficiente, pode-se recorrer ao peeling no couro cabeludo.

Outra forma de cuidar dos cabelos durante a malhação é nunca optar pelo uso de bonés. Muitas pessoas têm esse hábito, especialmente os homens. Com suor e pouca ventilação, os problemas citados, acima, podem se agravar ainda mais.

Como prender os cabelos na academia

Quem frequenta academia ou pratica qualquer outra atividade física sabe que é impossível fazê-lo, com os cabelos soltos. Embora muitas mulheres prefiram não prendê-los, como forma de se sentirem mais belas, a grande maioria usa elásticos e presilhas para terem maior conforto, durante o treino. Isso é correto, desde que não se exagere na tração dos fios. Prender os cabelos na academia de forma exagerada, esticando demais os fios, pode causar quebra e queda.

Deve-se dar preferência a elásticos macios, que não apertem demais os cabelos (Foto: Divulgação)

A força com que os cabelos são puxados e presos pode arrancá-los do couro cabeludo. O resultado podem ser falhas e fios quebrados. Para se prevenir, a dica é escolher elásticos mais macios. Muitas mulheres cortam pedaços de meia calça e os usam para amarrar os cabelos. Eles são macios e não prejudicam os fios. As melhores presilhas são aquelas recobertas com tecido, pois isso evita que os cabelos se enrosquem no material e se quebrem, na hora da retirada.

Cuidados na academia previnem quedas, dermatites e quebra dos cabelos. Assim, os benefícios à beleza se estendem, ao corpo todo.

Veja mais sobre cuidados com os cabelos: 7 hábitos que acabam com os cabelos

Conheça outros erros, na malhação: Principais erros cometidos na academia

Top