Primeiros sintomas de bruxismo: quais são

O bruxismo é também conhecido como briquismo, trata-se do ato de ranger os dentes enquanto dorme, em outros casos, ocorre excesso de pressão quando…

O bruxismo é também conhecido como briquismo, trata-se do ato de ranger os dentes enquanto dorme, em outros casos, ocorre excesso de pressão quando a pessoa está acordada. Entretanto, raramente é identificada pelo portador. Saiba mais sobre o bruxismo e veja os primeiros sintomas desse problema.

O bruxismo se caracteriza pelo ranger e pressão dos dentes. (Foto: divulgação)

O que é bruxismo

O bruxismo é o ato de ranger e pressionar os dentes durante o sono, gerando ou não sons característicos. Pode acometer tanto adultos quanto crianças e geralmente acompanha a pessoa pelo resto da vida, já que o tratamento depende de questões emocionais.

As principais causas desse hábito inconsciente chamado bruxismo  estão relacionadas com fatores psicológicos como raiva, tensão, agressão reprimida, medo, ansiedade, estresse e mau posicionamento dos dentes.

Veja também como aliviar dores de dente

Primeiros sintomas de bruxismo

  • Reclamações de zumbidos nos ouvidos;
  • Dores perto do ouvido, nuca e ombros;
  • Dificuldades para mastigar;
  • Bocejar e abrir a boca com estalidos presentes na região do ouvido.
  • Dores de cabeça e mandibulares;
  • Dores musculares na mandíbula;
  • Dentes doloridos, soltos ou desgastados;
  • Destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.

    A dor de cabeça, mandíbula ou dor nos dentes são sinais de bruxismo. (Foto: divulgação)

Como saber se tenho bruxismo

Para alguns se trata apenas de um hábito inconsciente. Nesses casos, elas não percebem o que está acontecendo até que outras pessoas comentem sobre o barulho gerado. Porém, para outras, ao fazer um exame rotineiro descobrem que os dentes sofreram desgastes ou que o esmalte do mesmo está rachado.

Outros sinais que podem indicar o bruxismo são dores na face, cabeça ou pescoço. O mais indicado é procurar o dentista para realizar o diagnóstico e dar início ao tratamento.

Leia Também:  Como disfarçar testa grande usando maquiagem

Tratamento para o bruxismo

  • Uso de dispositivo para dormir. Trata-se de um molde que se encaixa nos dentes, evitando assim que eles sejam desgastados e amortecendo a pressão;
  • Pratique métodos de relaxamento como ouvir música, ler um livro, passear ou tomar banho, pois ajudam a aliviar a tensão e o estresse causadores do bruxismo;
  • Se necessário, faça terapias para ajudar no controle do estresse. Aplique uma toalha morna e molhada no lado da face, pois ajuda a relaxar os músculos.

    O uso de moldeira durante o sono ajuda a evitar os problemas gerados pelo bruxismo. (Foto: divulgação)

Veja também bruxismo, quais são os sintomas e tratamentos

O bruxismo é um problema que pode comprometer a saúde dos nossos dentes, por isso merece cuidados especiais. Procure analisar os sintomas iniciais do bruxismo e faça avaliações periódicas com o dentista. Dessa forma, é possível evitar o desgaste dos dentes e aderir medidas preventivas.

Top