Bruxismo: saiba quais são os sintomas e tratamentos

Muitas pessoas sofrem de Bruxismo e nem desconfiam. O Bruxismo não é propriamente uma doença, mas é um sinal de que algo não está…

Muitas pessoas sofrem de Bruxismo e nem desconfiam. O Bruxismo não é propriamente uma doença, mas é um sinal de que algo não está bem e precisa ser tratado. Pode-se dizer que o Bruxismo é um sintoma.

Sintomas do Bruxismo

O Bruxismo apresenta os seguintes sintomas:

– Sensibilidade dos dentes;

– Problemas gengivais;

– Problemas na ATM (Articulação Temporo-Mandibular);

– Perda do tecido ósseo de sustentação;

– Perda de Mobilidade dental.

– Perda de dentes (em casos que são mais extremos).

Causas do Bruxismo

O Bruxismo geralmente é decorrente de crises de estresse, nessa fase o organismo esta tentando desgastar os dentes na busca por um equilíbrio dentário. O Bruxismo tem uma ligação forte com os dentes pelo fato de descarregar os problemas como emoções e situações vividas. O fato de ocorrer mais a noite do que durante o dia é porque ao dormir os sonhos com acontecimentos negativos faz com que seja refletido nos dentes.

Existe tratamento para o Bruxismo?

Sim, existe tratamento, mas é preciso procurar ajuda com um profissional adequado. Para proteger os dentes do desgaste existem placas de proteção para deixar os dentes em uma posição de conforto. Dessa maneira o Bruxismo é evitado e reduz consideravelmente os sintomas do problema.

Também pode ser usado outro tipo de tratamento para diminuir a dor muscular com fisioterapia e com o uso de aparelhos como o laser e o infravermelho. O que mais prejudica quem sobre com os sintomas do Bruxismo é a dor que sente na musculatura da boca.

Uma das maneiras de tratamento para esse mal é tentar controlar a tensão e o estresse do dia-a-dia e isso pode ser feito através da prática de esportes, ioga ou exercícios de relaxamento. Para problemas maiores como depressão e ansiedade é preciso da ajuda de medicamentos que podem ser ministrados por médicos, e também ter acompanhamento psicológico. Através da psicoterapia é possível descobrir as causas que levam o paciente a ter Bruxismo tratando as causas emocionais.

Leia Também:  Como Manter a Saúde na Terceira Idade?

Existe idade para ter Bruxismo?

Não, qualquer pessoa pode desenvolver Bruxismo, a idade mais comum é entre os 15 e 35 anos, mas qualquer pessoa pode desenvolver o Bruxismo em qualquer idade. Mas assim que diagnosticado o problema é preciso procurar as causas e tratar para que o problema possa ser sanado.

Essa é a idade mais frequente por que é nessa fase da vida que os problemas e as preocupações são maiores e começam a aparecer. Geralmente os jovens são acometidos por causa dos estudos, e trabalho associados ao dia-a-dia, principalmente aqueles que moram nas grandes cidades.

Quando o diagnostico do Bruxismo der positivo é necessário procurar um bom dentista para que ele possa identificar a melhor maneira de proteger os dentes e amenizar os sintomas.

Top