Felipo Bellini 24/09/2021 Notícias

Segundo dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 2022 ocorrerá um aumento no IPVA, imposto pago ao estado para todos os que possuem algum veículo automotivo.

Vários fatores são responsáveis por essa alta e como a situação envolve dinheiro, sempre é bom manter-se informado sobre altas e baixas de preços.

Confira agora tudo que você precisa saber sobre o aumento do preço do IPVA em 2022 e de quanto essa alta será.

Por que esse aumento do IPVA vai ocorrer?

O cenário brasileiro é de crise, fato. Ela engloba muitas coisas das quais estamos acostumados a ouvir no noticiário, jornais e entre outros veículos de comunicação.

O ponto que importa para a discussão do IPVA é justamente o mercado financeiro do Brasil. Cada dia que passa o real perde mais valor, consequentemente, a tendência é várias coisas subirem de preço, incluindo os automóveis.

Preço do IPVA vai aumentar em 2022

Fonte/Reprodução: Original

Já foi relatado por empresas de veículos que as matérias primas para fabricação de peças estão mais caras, consequentemente, a criação carro fica com um preço bastante elevado. A alta necessidade de importação de recursos do exterior também é um elemento que encarece os produtos automotivos.

Com a alta no preço dos carros, a procura pelos seminovos aumentou muito, o que acaba gerando um grande ciclo de compras. Com todos esses fatos, a quantidade de veículos vem aumentando, fazendo com que o estado cobre o imposto com maior preço.

Quanto será esse aumento de preço?

Como já foi dito, quanto mais alto o preço dos carros, mais alto será o valor cobrado sobre o imposto.

Utilizando novamente dados divulgados pelo FIPE, este informa que o valor médio estará em 4% do valor gasto na compra do veículo, entretanto, existem estados que cobram menos que isso.

Com tudo que foi levantado, agora é possível saber e planejar a renda para as imprevisibilidades do IPVA e evitar dores de cabeça com esse imposto. A tendência tanto dele como de outros impostos é continuar subindo, caso a postura brasileira continue a mesma.

Num país vasto como o Brasil, é preciso sempre estar se informando sobre o que envolve mudanças na economia. Para se manter informado, fique atento às constantes atualizações do site.

Outros artigos

Tribo, qual é a sua ?

26/06/2007

Tribo, qual é a sua ?

Se um amigo seu chegasse até voce e te perguntase de qual tribo você é, o que responderia a ele? Tribo é aquela na qual você sente bem, onde pessoas pensam pare...