IPVA RJ 2021

PUBLICIDADE

O IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotivo – é um tributo que deve ser pago anualmente por todos aqueles indivíduos que possuem um veículo registrado em seu nome. O seu pagamento geralmente começa no início do ano e pode seguir por alguns meses, afinal o governo possibilita o pagamento do valor em até 3 parcelas.

Aqueles que optam por pagar em cota única conseguem bons descontos. O importante é manter o pagamento em dia, para não ter o seu documento cassado e não perca o veículo. A seguir, veja mais detalhes sobre o IPVA RJ 2021.

Consultar Valor do IPVA

Consultar o valor do IPVA é fundamental, pois somente através dessa consulta é possível saber o valor que precisa ser pago. Cada estado divulga a alíquota que será cobrada de cada tipo de veículo, e para saber o valor exato que você terá que pagar, o ideal é realizar a consulta.

PUBLICIDADE

Quanto antes você saber quanto precisa pagar, melhor poderá se planejar. A consulta é disponibilizada de forma gratuita pela internet pelo governo do Rio de Janeiro e geralmente ela pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda, pelo link http://www.fazenda.rj.gov.br/ipva,  ou ainda no site do Detran do RJ.

Para fazer a consulta, é preciso informar o RENAVAM e a placa do veículo. É possível fazer a consulta quantas vezes você desejar.

Como Emitir Guias de Pagamento

As guias de pagamento do IPVA RJ 2021 podem ser emitidas pela internet. Se você é cliente Bradesco, pode emitir a guia diretamente pelo site do banco ou ainda efetuar o pagamento através do Internet Banking com muita praticidade. A outra forma de obter a guia de pagamento é através do portal da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro.

Você informa o RENAVAM do veículo e pode emitir a guia, já informando se deseja fazer o pagamento em cota única ou em 3 parcelas, para que todas as guias sejam emitidas.

PUBLICIDADE

Tabela do IPVA 2021

A tabela do IPVA RJ 2021 nada mais é do que o calendário com todas as datas de vencimento do tributo de acordo com o número final da sua placa. Ela pode ser conferida no site do Detran, pelo link http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=6068 .

De acordo com o calendário, o pagamento da cota única ou da 1ª parcela de alguns veículos já venceram. Hoje vence o pagamento integral ou 1ª parcela dos veículos com o número final da placa 3. Amanhã vence aqueles com o número final número 4 e assim sucessivamente, até o dia 3 de fevereiro.

Os vencimentos das 2ª e 3ª parcelas vencem nos dias seguintes dos meses de fevereiro e março. Exemplo: se a 1ª parcela venceu no dia 21 de janeiro, as próximas vencem nos dias 22 de fevereiro e 24 de março. Para não ficar com dúvida, não deixe de acessar a tabela através do site do Detran no link que disponibilizamos acima, assim você não corre o risco de pagar o seu tributo em atraso e ainda ter que arcar com juros.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.