Mãos ao volante: Aplicativo para celular e Smartphone

O uso indevido de telefones celulares tem contribuído para o aumento do número de acidentes automobilísticos, além disso, a Organização Mundial da Saúde relata…

Por Editorial MDT em 30/01/2012

Conheça o aplicativo 'Mãos ao volante'.

O uso indevido de telefones celulares tem contribuído para o aumento do número de acidentes automobilísticos, além disso, a Organização Mundial da Saúde relata que 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito, todos os anos. O problema é que o motorista acaba se distraindo e deixa de prestar atenção às coisas que acontecem ao seu redor para mexer no aparelho, atitude que pode aumentar em até 400% a chance de provocar um acidente. Algumas pessoas vão além de uma conversa e chegam até a mandar mensagens de texto e acessar sites!

Essa atitude arriscada e comprovadamente responsável por grande parcela dos acidentes de trânsito, torna-se ainda mais perigosa quando nos deparamos com o caos que está tomando conta das vias automobilísticas nas grandes cidades. Qualquer distração pode ser fatal.

Em alguns países, como nos Estados Unidos, falar ao telefone é proibido até mesmo no viva-voz, enquanto que, no Brasil, essa é uma infração de média gravidade, podendo gerar multas em torno de R$85,00 além de 4 pontos na carteira de habilitação.

Preocupado com esses dados, o Ministério das Cidades fez parceria com o Denatran para lançar, em janeiro, um aplicativo que pode ser instalado em telefones celulares e smartphones que funcionem com o sistema operacional Android e que promete auxiliar o motorista, evitando o atendimento indevido do telefone enquanto estiver dirigindo.

Como o aplicativo funciona

Esse aplicativo não deixará o aparelho tocar ao receber alguma ligação, enquanto o motorista estiver dirigindo. Em resposta, quem ligou receberá a mensagem padrão “Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde”, que pode ser personalizada pelo usuário, para se adequar melhor ao seu estilo de conversa com os amigos. Quando a pessoa sair do carro, poderá conferir, no aparelho celular, as ligações que foram recebidas durante o percurso e retornar as chamadas.

Aparência do aplicativo.

Esse aplicativo faz parte do projeto “Mãos no Volante”, que tem por objetivo conscientizar a população a respeito dos perigos do uso indevido do celular no trânsito, e ainda conta com participação de campanhas realizadas em diversas redes sociais, como Facebook, Twitter, e Orkut.

Como instalar o aplicativo

Para quem possui um smartphone equipado com Android, baixar o programa é tarefa muito simples, rápida e gratuita. Basta acessar o Android Market e digitar, no box de pesquisa, “Mãos no volante” para fazer o download e instalar o aplicativo. Depois de instalado, é só seguir as instruções para configuração.

Outra maneira de obter o aplicativo é acessando, pelo computador, o link http://market.android.com e em seguida fazer o login com mesma conta Google que foi cadastrada no smartphone. Depois é só fazer o a pesquisa pela frase “mãos no volante” e realizar o download. Assim que for concluído, o aplicativo será instalado no aparelho celular cadastrado na conta Google.

O download do aplicativo é feito pela Android Market.

Segurança no trânsito é fundamental e essa ideia merece ser divulgada. Não perca tempo e baixe já esse aplicativo!

Top