Pratos típicos da região norte do Brasil

Editorial MDT 02/12/2015 Bem Estar

O Norte do Brasil é uma região bem populosa que se estende por uma área de mais de 3.869.637,99km². Esta região do Brasil conta com um cultura riquíssima e com pratos culinários de dar água na boca.

A culinária do Norte do Brasil baseia-se em pratos com muitos peixes, como no caso de risoto e caldeiradas, isso graças a força da cultura indígena, que antigamente se alimentava apenas de peixes, raízes e tubérculos como mandioca e batata.

Os principais peixes mais utilizados na culinária da região norte do Brasil é o pirarucu, merluza e tucunaré, muitas refeições são acompanhadas do famoso pirão e para sobremesa eles preferem polpa de açaí e sorvetes de frutas como manga, graviola e cupuaçu.

Pratos típicos do Norte do Brasil

Confira a receita de alguns pratos típicos da região Norte do Brasil:

Peixe no Leite

Receita:

– 1,2 kg de merluza

– 1 vidro de leite de coco

– 1 pacote de creme de cebola

– 2 cebolas em rodelas

– 2 pimentões verdes em rodelas

– 2 tomates em rodelas

Coloque os filés de merluza em uma assadeira e cubra-os com as cebolas, tomates e pimentões. Em seguida bata o leite de coco com o creme de cebola e regue sobre os filés. Asse em forno alto por 30 minutos.

Suco de Açaí

Receita:

– 200g de polpa de açaí congelada

– 2 bananas frescas

– 400 m de suco de laranja natural

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que se torne uma mistura homogênea. Se preferir, acrescente um pouco de granola e leite em pó na hora de tomar.

Veja também: Restaurantes Japoneses em SP, Rodízio

Pato no Tucupi

Receita:

– 1 pato grande limpo

– 3 cebolas em rodelas

– 4 dentes de alho

– 10g de bacon em fatias

– 1/2 xícara (chá) de vinagre

-1 folha de louro

-1/2 colher de pimenta do reino

– 1 xícara (chá) de óleo

-1 maço agrião

– 1 litro de tucupi

– 12 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada

– sal a gosto

Fure e tempere o pato com alho, louro, pimenta do reino, sal e vinagre, e deixe-o descansar um dia inteiro. Em seguida, cubra o pato com o bacon e leve-o para uma assadeira coberta com as cebolas, então regue a carne com óleo e deixe assar em fogo alto até que fique dourado e macio.

Ferva o tucupi (leite de mandioca) com 2 dentes de alho e então acrescente o agrião. Em seguida adicione pedaço do pato ao molho e ferva por 20 minutos. Sirva a receita com a farinha de mandioca.

Leia também: Pratos para a Ceia de Natal, dicas

Outros artigos

Ricardo Eletro RJ Vagas de Empregos

07/06/2017

Ricardo Eletro RJ Vagas de Empregos

Para que busca uma oportunidade de emprego deve ficar atento às vagas temporárias que algumas empresas contratam em datas especiais. Quer trabalhar no comércio do Ri...

Filmes que falam de vida após a morte

02/01/2012

Filmes que falam de vida após a morte

O tema espiritualismo é muito abordado no cinema e possui um grande público que se interessa pelo assunto. O tema que desperta o interesse tanto na vida real, quanto...