Pratos típicos da região norte do Brasil

O Norte do Brasil é uma região bem populosa que se estende por uma área de mais de 3.869.637,99km². Esta região do Brasil conta…

Por Editorial MDT em 27/10/2012

O Norte do Brasil é uma região bem populosa que se estende por uma área de mais de 3.869.637,99km². Esta região do Brasil conta com um cultura riquíssima e com pratos culinários de dar água na boca.

A culinária do Norte do Brasil baseia-se em pratos com muitos peixes, como no caso de risoto e caldeiradas, isso graças a força da cultura indígena, que antigamente se alimentava apenas de peixes, raízes e tubérculos como mandioca e batata.

Os principais peixes mais utilizados na culinária da região norte do Brasil é o pirarucu, merluza e tucunaré, muitas refeições são acompanhadas do famoso pirão e para sobremesa eles preferem polpa de açaí e sorvetes de frutas como manga, graviola e cupuaçu.

Pratos típicos do Norte do Brasil

Confira a receita de alguns pratos típicos da região Norte do Brasil:

Peixe no Leite

Receita:

– 1,2 kg de merluza

– 1 vidro de leite de coco

– 1 pacote de creme de cebola

– 2 cebolas em rodelas

– 2 pimentões verdes em rodelas

– 2 tomates em rodelas

Coloque os filés de merluza em uma assadeira e cubra-os com as cebolas, tomates e pimentões. Em seguida bata o leite de coco com o creme de cebola e regue sobre os filés. Asse em forno alto por 30 minutos.

Suco de Açaí

Receita:

– 200g de polpa de açaí congelada

– 2 bananas frescas

– 400 m de suco de laranja natural

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que se torne uma mistura homogênea. Se preferir, acrescente um pouco de granola e leite em pó na hora de tomar.

Veja também: Restaurantes Japoneses em SP, Rodízio

Pato no Tucupi

Receita:

– 1 pato grande limpo

– 3 cebolas em rodelas

– 4 dentes de alho

– 10g de bacon em fatias

– 1/2 xícara (chá) de vinagre

-1 folha de louro

-1/2 colher de pimenta do reino

– 1 xícara (chá) de óleo

-1 maço agrião

– 1 litro de tucupi

– 12 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada

– sal a gosto

Fure e tempere o pato com alho, louro, pimenta do reino, sal e vinagre, e deixe-o descansar um dia inteiro. Em seguida, cubra o pato com o bacon e leve-o para uma assadeira coberta com as cebolas, então regue a carne com óleo e deixe assar em fogo alto até que fique dourado e macio.

Ferva o tucupi (leite de mandioca) com 2 dentes de alho e então acrescente o agrião. Em seguida adicione pedaço do pato ao molho e ferva por 20 minutos. Sirva a receita com a farinha de mandioca.

Leia também: Pratos para a Ceia de Natal, dicas

Top