Como manter a escova de dente limpa

Como manter a escova de dente limpa

Você cuida bem da sua escova de dente? Saiba que para mantê-la limpa é preciso tomar cuidados que vão além do simples enxague em…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Você cuida bem da sua escova de dente? Saiba que para mantê-la limpa é preciso tomar cuidados que vão além do simples enxague em água corrente. O ideal é que as escovas sejam trocadas a cada três meses para que continuem exercendo bem a sua função. O creme dental também deve ser usado, porque ajuda a acabar com pelo menos 25% dos germes. A escova deve ter uso individual e na hora de guardar, uma não deve ficar encostada na outra. Além de todos esses cuidados, você pode recorrer a um recurso simples para deixá-la higienizada, saiba qual é:

Use sempre creme dental que ajuda a combater os germes (Foto: divulgação)

Como manter a escova de dente limpa

O passo a passo para manter a escova de dente limpa começa com a lavagem das unhas e das mãos com sabão e água.  Em seguida, bocheche água para retirar os resquícios de comida, para que não fiquem entre as cerdas. Use também o fio dental para limpar o meio dos dentes e, se tiver, recorra a escovas interdentais para garantir a eliminação de restos de alimentos que, porventura, tenham ficado entre os dentes.

Use enxaguante bucal para eliminar micro-organismos após usar a escova à noite (Foto: divulgação)

Escove normalmente os dentes, enxague bem a escova e bata seu cabo na pia pra tirar um pouco da água. Para manter a escova de dente limpa, à noite, após sua última escovação, borrife um pouco de enxaguante bucal (o produto ideal pode ter concentração de 0,12% de digluconato de clorexidina em sua composição) na cabeça e nas cerdas da escova e guarde-a. Para facilitar, você pode colocar um pouco do enxaguante em um potinho spray. No outro dia, antes de usar a escova, enxague-a bem para remover os micro-organismos destruídos.

Lave sempre em água corrente antes de usar a escova e enxágue bem antes de guardá-la (Foto: divulgação)

Lembre-se de guardar a escova em um lugar arejado e aberto. O armarinho da pia, não é o mais indicado. Para conservar sua escova de dentes limpa deixe-a pelo menos um metro e meio distante do vaso sanitário e mantenha-a de pé para que seque entre o intervalo de sua escovação.

Confira outras dicas para cuidar da sua escova: Aprenda Escovar os Dentes Corretamente

Escova de dentes: cuidados

 

Top