Prática esportiva melhora atuação escolar da criança

Com a reorganização da agenda das crianças devido ao retorno das aulas, chegou o momento de recomendar um esporte para fazer parte do dia…

Por Editorial MDT em 31/01/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

Com a reorganização da agenda das crianças devido ao retorno das aulas, chegou o momento de recomendar um esporte para fazer parte do dia a dia dos pequenos durante o ano. Além de prevenir a obesidade e os males cardiovasculares a longo prazo, proporcionar a socialização e instruir bons costumes de vida, um estudo publicado recentemente mostrou que crianças que praticam esportes apresentam melhor desempenho na escola.

Depois de avaliar mais de 800 pesquisas sobre o assunto, cientistas holandeses concluíram que os alunos que praticam atividades físicas conseguem melhores avaliações cognitivas, ou seja, é como se conseguissem prestar melhor atenção na aula e nos deveres em casa.

“Por meio de variáveis fisiológicas é possível provar que a atividade física interfere no metabolismo, no aumento do fluxo sanguíneo e até na atividade elétrica do cérebro. Além disso, o esporte estimula a secreção de substâncias, como a endorfina cujo efeito também é positivo a nível cerebral”, explica o pediatra Jose Luiz Setubal, do Hospital Infantil Sabará.

A prática esportiva deve ser instigada no pequeno sempre de forma lúdica, de acordo com o especialista. Além disso, é necessário levar em conta as etapas do crescimento. O amadurecimento deve ser respeitado e como varia para cada criança, é imprescindível consultar um especialista para descobrir o ritmo biológico de desenvolvimento de cada uma.

Top