Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco? Confira algumas dicas!

Felipo Bellini 07/02/2022 Notícias

Saber como guardar dinheiro é fundamental hoje em dia. Com o aumento do custo de vida, muitas pessoas se preocupam com o próprio futuro e de suas famílias. Essa é uma aflição constante para quem recebe salário fixo, e já não ganha o suficiente para manter um estilo de vida confortável.

Mas você sabia que mesmo nessa situação você consegue poupar dinheiro? Veja agora como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco.

Poupar Dinheiro: Qual a importância?

Quando se ganha menos do que gostaria, é difícil administrar o valor recebido, pois além das prioridades, costumam surgir imprevistos e emergências dos mais variados tipos. Nesse momento, desperta um sentimento de desespero por não saber como agir para solucionar o problema.

Poupar Dinheiro Qual a importância

Fonte/Reprodução: original

Com isso, você enxerga a importância de ter dinheiro guardado para qualquer situação de emergência e reduzir o impacto econômico que essa ocasião poderia causar. Para prevenir que aconteça isso, é muito importante estar atento a algumas práticas que veremos a seguir.

Veja algumas dicas para poupar dinheiro mesmo ganhando pouco? 

A educação financeira é fundamental para nos ensinar a ter um controle saudável do seu dinheiro, para que seja possível arcar com despesas prioritárias e também separar outra parte para emergências e objetivos. Agora, vamos para as dicas!

Não gaste todo o dinheiro que recebe

Se você ganha pouco, faça o seu máximo para não comprometer toda sua renda. Cuidado com cartões de crédito, principalmente se você é uma pessoa impulsiva na hora da decisão de compra.

Antes de comprar algo, pergunte: eu preciso disso agora? Tenho dinheiro disponível no meu orçamento? Vou usar mesmo esse item? Essas são perguntas para te fazer refletir antes de decidir comprar algo ou não.

Tenha uma planilha de gastos fixos e variáveis

Pegue papel e caneta e anote todos os gastos que você costuma ter durante o mês. Separe em gastos fixos, como: aluguel, conta de luz, supermercado, etc. E gastos variáveis: delivery de lanche, compras no shopping, gás, entre outros.

Montar essa planilha é essencial para identificar o que pode ser excluído e ajudar a poupar no fim do mês.

Evite gastos supérfluos

Em nossas casas temos muitos gastos supérfluos e nem notamos. Confira alguns exemplos:

  • Pacote de TV a cabo – Às vezes pagamos caro em um pacote completo e não assistimos nem metade dos canais. Vale a pena reavaliar e escolher um pacote mais barato;
  • Delivery – Diminua os gastos com delivery de lanche, prefira comprar os ingredientes e fazer em casa;
  • Energia elétrica – apague as luzes ao sair do cômodo em que estava, diminua o tempo no banho quente e não durma com a televisão ligada.
  • Supermercado – veja os preços dos alimentos mais em conta e leve alimentos que serão realmente consumidos.

Com a facilidade de resolver tudo pela internet, nos adaptamos a ver, desejar muito um item e comprar por impulsividade, o que nem sempre é um bom negócio, visto que não tivemos tempo para pesquisar preços e analisar os benefícios desse item em nossa vida.

Foque nos seus objetivos

Imprevistos acontecem, mas os sonhos também devem ser contabilizados. Uma parcela desse planejamento financeiro precisa incluir aquela viagem que você deseja fazer sozinho ou com sua família, a troca de carro e até mesmo a reforma da sua casa. Com antecipação, tudo se torna possível!

Você já ouviu alguma dessas dicas de como guardar dinheiro? Conte nos comentários qual gostou mais.

Outros artigos

Calmantes naturais: cuidados ao tomar

08/07/2013

Calmantes naturais: cuidados ao tomar

Muitas pessoas utilizam de produtos naturais de forma indiscriminada, sem ter a consciência de que eles podem trazer consequências à vida. É importante mencionar que...