Morre Dona Canô, mãe de Maria Bethânia e Caetano Veloso

Faleceu hoje (25), aos 105 anos, Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida dos brasileiros por Dona Canô. Mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia,…

Por Editorial MDT em 25/12/2012

Faleceu hoje (25), aos 105 anos, Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida dos brasileiros por Dona Canô. Mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, a matriarca morreu em sua casa, em Santo Amaro da Purificação (BA) durante a manhã. De acordo com informações de um dos seus filhos, Dona Canô passou a noite de natal em companhia da família.

Dona Canô faleceu aos 105 anos na manhã do dia 25.

Dona Canô vinha tendo um declínio em sua saúde nos últimos tempos, tendo por último, passado seis dias internada  no Hospital São Rafael após sofrer um ataque isquêmico cerebral: problema que causa redução de sangue nas artérias do cérebro. A matriarca havia tido alta do hospital na última sexta-feira (21). Até então, sua família afirma que Claudionor nunca apresentou problemas graves de saúde.

Saiba mais sobre Dona Canô

Claudionor Viana Teles Veloso nasceu em 16 de setembro de 1907 e passou toda a vida em Santo Amaro da Purificação, localizada no recôncavo baiano. Teve ao todo 8 filhos, dos quais seis biológicos e dois adotivos.  Era viúva de “Seu Zeca”, falecido em 1983, aos 82 anos, tendo se casado com ele em janeiro de 1931.

Dona Canô, em comemoração ao aniversário de 105 anos (Foto: Divulgação)

A matriarca sempre investiu na carreira artística de seus filhos, tendo Caetano gravado seu primeiro disco aos 10 anos de idade. O investimento começou na década de 40 e nos anos 60 chegou a se mudar com o marido para Salvador para acompanhar os filhos mais de perto.

Além de seus dois filhos ilustres para a música popular brasileira, dona Canô também despertava interesse por ser uma figura de personalidade forte e ao mesmo tempo receptiva, e também de seu gosto por festas: sempre fez questão de participar da Festa de Reis em Santo Amaro e também por suas comemorações de aniversários, que atraiam muita gente para os festejos. Também foi uma figura importante por se preocupar com benfeitorias no município onde vivia, como a restauração da igreja matriz e também o projeto de limpeza do rio Subaé.

Top