Postura ao digitar SMS pode gerar complicações nas articulações

Aproximadamente 200 mil mensagens de texto por celular são emitidas a cada segundo no mundo inteiro. A quantidade de mensagens emitidas passou de 1,8…

(Imagem: Foto divulgação)

Aproximadamente 200 mil mensagens de texto por celular são emitidas a cada segundo no mundo inteiro. A quantidade de mensagens emitidas passou de 1,8 trilhão, em 2007, para 6,1 trilhões, no começo de 2010, segundo um recente levantamento realizado pela UIT (União Internacional de Telecomunicações).

A maior parte das pessoas que possuem telefone celular usa o serviço de SMS. Embora seja um meio de comunicação informal, nem tudo é possível, já que possui regras. Os principais usuários dessa forma rápida e eficaz de comunicação, são os mais jovens, os quais criaram uma nova linguagem de abreviaturas e imagens para trocar informações.

Atualmente, há cada vez mais serviços de SMS como acessórios de vários programas para parar de fumar, emagrecer, praticar atividades físicas e amenizar transtornos psicológicos. Para realizar esses objetivos, as mensagens são emitidas ao paciente para reforçar a motivação, impedir que desistam dos tratamento e lembrá-los sobre horários e porções de medicação.

A postura do corpo

Entretanto, à medida que aumenta o uso de SMS, também cresce as pesquisas sobre sua incidência na saúde, principalmente aquelas doenças decorridas dos movimentos repetidos com as mãos, que se fazem com o teclado dos celulares, assim como indicações para usá-los de forma saudável.

Digitar muitas mensagens de texto durante o dia, entortando-se e usando somente o polegar, pode gerar dores na mão, pescoço e braço; o que acontece em menos proporção se, ao digitar o SMS, a pessoa se senta ereta e utiliza mais de um dedo, de acordo com uma análise da Academia Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

“Levando em conta a quantidade de tempo que usamos o teclado do telefone celular, é importante que saibamos como isso afeta nosso corpo”, assinalou o pesquisador Ewa Gustafsson, autor do estudo, ergonomista da Academia Sahlgrenska.

Leia Também:  SMS falsos - como identificar

De acordo com especialista, a força que se desempenha sobre a ponta do dedo ao escrever um SMS aumenta muito na base do dedo e, com o tempo, isso pode gerar problemas nas articulações, acarretando, inflamações, dores, perda de força e da habilidade de movimentos na mão, além de provocar dores no pescoço e nas costas.

Recomendações

Para evitar dores e complicações originadas pelo uso de SMS, os especialistas recomendam que se evite ficar na mesma posição em períodos prolongados. É importante se levantar e tirar momentos de descanso.

Algumas pessoas tem o hábito de se encurvarem para enviar mensagens de texto,  o que exerce uma pressão adicional sobre o pescoço e na parte superior das costas. Para evitá-lo, procure colocar o aparelho sobre a mesa e apoiar as costas contra o apoio da cadeira.

Os especialistas ainda indicam usar os dois polegares e descansá-los quando digitar um extenso SMS.

Top