Cosméticos falsificados: conheça os riscos para a saúde

As mulheres são as maiores consumidoras de cosméticos, mas a maioria deles custa muito caro pelo fato de serem de boa qualidade e os…

Por Redacao em 27/09/2011

As mulheres são as maiores consumidoras de cosméticos, mas a maioria deles custa muito caro pelo fato de serem de boa qualidade e os efeitos reais.

Por isso, assim como acontece com outros segmentos, os cosméticos também sofrem falsificações, para visando às classes menos favorecidas. As falsificações além de trazerem prejuízo para os cofres públicos, pode trazer sérios problemas a saúde de quem usa. Esses produtos chegam ao mercado com valores muito menor do que os cosméticos originais. Na ânsia de poder usar um produto conhecido, mesmo que com valor bem a baixo do que o normal as consumidoras compram.

☰ CONTEÚDO

Riscos à saúde

Os cosméticos falsificados podem causar sérios problemas a saúde das pessoas como: manchas na pele, queimaduras, alergias, vermelhidão, coceiras e muito mais. E o pior é que esses produtos podem ser encontrados facilmente espalhados em lojas no comércio local. Cabe a cada um fazer a sua parte e não comprar esses produtos.

Como existe uma infinidade de cosméticos no mercado para cuidados com a beleza, é preciso conhecer o que é de qualidade e o que é falso. Principalmente os cremes com filtro solar, os falsificados não proporcionam o efeito protetor da pele que deveriam, e acabam deixando manchas e em alguns casos podem até provocar o câncer de pele.

Produtos que prometem tirar manchas da pele e causar um efeito lifting, podem deixar marcas profundas, por causa dos ácidos que são usados na sua formulação.

A maior febre entre os salões de beleza são as escovas progressivas, cada dia um aparece com uma diferente para atrair as consumidoras. Prometem alisamento ao mesmo tempo em que tratam os cabelos.

Cuidado! Para proporcionar o efeito liso e sair mais barato de forma que as consumidoras possam se sentir atraídas, a quantidade de formol é alterada. E pode causar sérios danos à saúde, que vai desde a queda dos cabelos até problemas mais sérios se entrar na corrente sanguínea.

Todos os cuidados são poucos na hora de fazer a escolha certa dos cosméticos. Para ter certeza que os cosméticos são de qualidade é preciso comprar em um local de confiança e verificar a procedência dos produtos. O item mais importante é o controle da Vigilância Sanitária. Apenas lojas sérias e que trabalham com o compromisso e responsabilidade com o bem estar dos seus clientes são confiáveis.

Como conhecer os produtos piratas?

  • Para conhecer os produtos falsificados o maior item é o preço, pois os produtos falsos têm o preço bem a baixo dos de mercado;
  • Geralmente o rótulo desses cosméticos não informam o procedimento do produto e nem a data de validade;
  • A embalagem é mais simples, de baixo nível com vários erros na escrita;
  • Os produtos falsificados não podem ser vendidos com nota fiscal;
  • As mulheres são as maiores vítimas desse tipo de pirataria, pois em media elas usam 10 produtos ao dia.

Cosméticos falsificados

Entre os cosméticos falsificados estão: shampoo, filtro solar, sabonete, creme para o corpo, esmaltes, tinturas para cabelos e muito outros. Quando a porcentagem de substâncias nocivas é encontrada em um produto ela não é considerada prejudicial, pois a dosagem é muito baixa. Mas se mais produtos com essas substâncias forem usados podem provocar sérios danos a saúde.

 

 

 

 

 

Top