Pós-Parto: Conheça as Alterações Emocionais Sofridas pela Mulher

Pós-Parto: Conheça as Alterações Emocionais Sofridas pela Mulher

Editorial MDT 25/09/2011 Bem Estar

Se você é um das mamães que já sentiu raiva do recém nascido porque não paravam de chorar e logo depois sentiu uma imensa culpa, fique tranquila, pois estes tipos de sentimentos são comuns. As mudanças no corpo e no emocional da mãe que acabou de dar a luz ao recém nascido são muitas. Confira a baixo uma lista com os sentimentos mais comuns no pós-parto.

Impotência e raiva

Mesmo depois de ter feito de tudo para acalmar o bebê e ele ainda continuar chorando, a mãe as vezes pode sentir bastante raiva. É normal este sentimento, mas para que isso não se transforme em uma catástrofe, é recomendável que a ela entregue o bebê ao pai ou qualquer pessoa que esteja perto por alguns instantes e se retire para descansar.

Tristeza

Também é muito comum sentir tristeza nos primeiros dias após o parto. Geralmente a tristeza só bate quando a mulher sofre mudanças hormonais. Entretanto, outros fatores também podem influenciar. É importante não confundir esse sentimento com depressão pós-parto, o qual é um quadro de tristeza bem mais intenso.

Solidão e ciúmes

É comum que o pai, a avó, os irmãos e as visitas fiquem maravilhados pela criança e acabem esquecendo da mãe, deixando-a em segundo plano. Devido a este comportamento da família, ela se sente sozinha e enciumada, no entanto, conversar com calma e clareza sobre seus sentimentos ajudará muito a mãe a lidar com esses sentimentos que geram desconforto.

Medo

É comum ter o sentimento de não saber se tem capacidade de cuidar do bebê ou de não conseguir harmonizar essa nova fase com as demais tarefas. É muito comum, durante os três primeiros meses, o bebê dar bastante trabalho, pois, a mãe ainda não entende o que ele deseja expressar. No entanto, esse comportamento melhora ao longo do tempo, onde eles vão se conhecendo cada vez melhor.

Com o tempo esses sentimentos passaram, e logo a situação tende a se normalizar. Mas vale um aviso importante: Caso esses sentimentos persistirem, é importante procurar um profissional específico da área e pedir ajuda, para que futuramente a situação não se agrave, pois, além de te afetar, também prejudicará o bebê.

Outros artigos

Pulseiras no look do dia-a-dia

27/06/2015

Pulseiras no look do dia-a-dia

Pulseiras para usar no look do dia a dia, nada melhor para dar aquele up no visual. E a moda agora é pulseirismo, você já ouviu falar nessa tendência que está fazend...

Aplicativo para pedir táxi Skol

05/01/2013

Aplicativo para pedir táxi Skol

Todo mundo que bebe já conhece aquela famosa frase, “se for dirigir, não beba”, que tem ganhado cada vez mais importância, em vista do crescente número de acidentes ...

Reservas em Hotéis Campos do Jordão 2011

10/03/2011

Reservas em Hotéis Campos do Jordão 2011

Reservas em Hotéis Campos do Jordão 2011: Campos do Jordão é uma das cidades mais visitadas no país com o tema frio. A cidade, pela sua localização, tem um clima...