TOC e manias: diferenças

PUBLICIDADE

O termo TOC, que é uma sigla para Transtorno Obsessivo Compulsivo, costuma ser frequentemente utilizado para se referir a situações de pessoas que fazem algo sistematicamente. Entretanto, nem todo quadro de mania é TOC. Esse distúrbio psiquiátrico é frequentemente confundido com outra entidade, menos popular, chamada de SOC (Sintomas Obsessivos Compulsivos). Entenda mais sobre o assunto e conheça a diferença entre TOC e manias.

A obsessão por limpeza é uma das mais comuns. (Foto: divulgação)

Entendendo as manias

De uma forma geral, as manias são comportamentos repetitivos, geralmente motivados por algum tipo de crença ou superstição, e que não geram nenhum tipo de prejuízo para a vida do paciente. É um ato quase que involuntário e corriqueiro.

Podemos classificar como mania a pessoa que tem o costume de sempre levantar da cama com o pé direito, que sempre sai de casa com o guarda-chuva de uma cor específica ou que costuma beijar sempre o mesmo lado do rosto da mãe.

PUBLICIDADE

Conheça os famosos que possuem TOC.

Sintomas Obsessivos Compulsivos (SOC)

A SOC corresponde a um quadro de mania mais exacerbado, porém que não interfere significativamente na vida do indivíduo, o qual consegue manter uma rotina completamente dentro da normalidade. Na realidade, quase todo mundo apresenta algum tipo de SOC e nem sempre é preciso ficar preocupar com isso.

Exemplos de SOC são pessoas que costumam checar, inúmeras vezes por dia, se a porta do carro está realmente trancada, se o gás do fogão está fechado, se a luz do banheiro está desligada. Esse problema é classificado como “obsessivo” porque o indivíduo sente a necessidade de cumprir esse ritual, e “compulsivo” devido ao número de vezes que ele se repete.

Quando os sintomas atrapalham a vida do paciente, podemos considerar TOC. (Foto: divulgação)

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Em algumas situações a SOC pode se tornar tão intensa que chega a ocupar boa parte do tempo do paciente, ocasionando problemas em sua rotina diária. A partir desse ponto o problema pode ser considerado TOC, que é caracterizado por obsessões ou compulsões recorrentes e tão graves que causam sério desconforto e comprometimento das atividades cotidianas.

PUBLICIDADE

O problema geralmente está associado a outras comorbidades, como ansiedade e desconforto, que são minimizados à medida que a compulsão é realizada, por diminuir os efeitos da obsessão.

Conheça mais sobre o tratamento para TOC.

PUBLICIDADE
Entrar em locais com o pé direito é uma mania comum. (Foto: divulgação)

A incidência de TOC na população é baixa, atingindo cerca de 2% dos brasileiros. Porém essa doença incapacitante torna o paciente refém de suas próprias obsessões, causadas por ideias, pensamentos, impulsos ou imagens que tomam conta da mente, de forma persistente, contra a vontade do indivíduo. Vale lembrar que essa morbidade, mais grave, se diferencia de SOC e mania pela intensidade dos sintomas e nível de comprometimento da vida do paciente.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.