Dicas para usar pó translúcido, sem erros

O pó translúcido não é mais uma novidade, mas muitas mulheres ainda não o usaram na maquiagem e têm um pouco de receio, devido…

O pó translúcido não é mais uma novidade, mas muitas mulheres ainda não o usaram na maquiagem e têm um pouco de receio, devido às fotos de algumas famosas que, segundo a mídia, teriam cometido erros com produto e passado por momentos constrangedores, por isso. Este produto, na realidade, não é um pó facial comum e requer cuidados, ao ser aplicado. Saiba mais sobre isso e veja algumas dicas para usar pó translúcido sem erros.

Maquiagem de Nicole Kidman deu o que falar, devido ao pó translúcido (Foto: Divulgação)

O que é o pó translúcido

O próprio nome do produto já diz um pouco sobre ele. O pó translúcido não é como os outros pós faciais comuns. Ele não é encontrado em versões diferentes de cor, de forma a se adaptar a qualquer tom de pele.

Ao usar pó translúcido, a tendência é que a pele fique levemente esbranquiçada. A maioria das marcas acabam por dar esse efeito. Entretanto, teoricamente, este produto não tem cor. Trata-se de pó finíssimo e leve que, em contato com a pele, após a maquiagem, dá um brilho especial a ela, disfarçando imperfeições.

O disfarce das imperfeições se dá pelas partículas minúsculas de brilho do pó translúcido. Algumas marcas vendem a versão HD, que potencializa ainda mais esse efeito.

O pó translúcido tem partículas de brilho (Foto: Divulgação)

O problema ao usar o pó tem relação com o excesso dele e a esfumação insuficiente, na pele. Devido às partículas de brilho, o translúcido fica evidente no rosto, quando este fica exposto à luz intensa, principalmente à do flash das câmeras. É por isso que muitas famosas foram flagradas com bigodinhos, olheiras e outros detalhes brancos no rosto, como o de Nicole Kidman (acima), que suscitou muitos comentários. Na realidade, o maquiador da atriz não errou, exatamente, em seu look. Ele poderia, sim, ter espalhado mais o produto, para que as luzes não o evidenciassem. Mas o pó translúcido, quando em contato com a luz comum, não aparece na pele e dá a ela um aspecto aveludado.

Leia Também:  Oximetro de dedo: preços, onde comprar

Como usar pó translúcido

O pó translúcido não deve ser usado como o pó facial comum, para dar cor à pele. Ele deve ser aplicado em áreas específicas, ao final da maquiagem. Deve vir, portanto, após a aplicação do corretivo e da base. O produto ajuda a selar a maquiagem, retirando o brilho da pele, principalmente quando ela tende à oleosidade. Ajuda a disfarçar olheiras, manchas e linhas finas de expressão, além de dar ao rosto um acabamento matificado.

Ao aplicar o pó translúcido, é preciso fazê-lo com um pincel grande e macio, espalhando muito bem o produto. Deve-se pegar o pó, retirar o excesso dele no pincel e, depois, levá-lo ao rosto. Escolha as áreas de aplicação e esfume, o máximo que puder. Em contato com a pele e muito bem espalhado, ele fica transparente. Porém, em peles negras ele pode ficar levemente acinzentado.

O pó evita que a pele fique manchada pelas sombras escuras (Foto: Divulgação)

Outra dica é aplicar uma camada generosa de pó translúcido abaixo dos olhos, antes do uso de sombras escuras. Assim, os vestígios de sombra que caem sob os olhos poderão ser facilmente removidos, ao final. Use um pincel do tipo leque ou um pincel de blush limpo, removendo o produto, delicadamente, espalhando-o muito bem.

Você também pode usá-lo sobre o batom, dando leves batidinhas nos lábios. Isso dará à boca um efeito mate e ajudará a fixar melhor o batom.

Caso tenha dúvidas sobre a aplicação correta, a dica é tirar uma foto de seu rosto, com flash, antes de sair de casa. Verifique se há áreas mais brancas e esfume-as.

Top