Por que filhotes gostam de morder quase tudo?

Você leva um filhote de cachorro para casa e acha que vai ser só alegria, até que o pé da mesa acaba sendo destruído…

Por Editorial MDT em 23/12/2011

Imagem: (Foto Divulgação)

Você leva um filhote de cachorro para casa e acha que vai ser só alegria, até que o pé da mesa acaba sendo destruído pelos dentes do animal. Mas, afinal, porque os filhotes adoram tanto abocanhar os móveis? Isso acontece por dois motivos principais:

O primeiro é a dentição. Por volta dos três meses de idade, o filhote começa a sentir dor devido ao desenvolvimento dos dentes. Então eles descobrem que, mordendo, mastigando algo, conseguem aliviar o incômodo – sensação semelhante com aquele que acontece quando coçamos uma pequena área ferida.

“Ele tem uma certa dor, como também o bebê humano. Os filhotes começam a morder para aliviar essa irritação”, afirma Daniel Gerardi, professor de medicina veterinária da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

A segunda causa é associado ao feitio do cão e pode indicar apenas a maneira que ele encontrou para demonstrar a vontade de brincar. “Muitas vezes é associado à curiosidade desses filhotes, ao comportamento mais brincalhão deles”, afirma o especialista.

Como evitar o problema

Se você não quer ter a cadeira da mesa destruída, o especialista recomenda duas opções: comprar brinquedos indicados para filhotes e, em uma alternativa um pouco mais extrema, impedir o acesso do animal aos móveis.

Gerardi afirma que existem casos em que o animal já adulto permanece com o hábito de morder tudo. De acordo com ele, pode ser uma maneira de chamar a atenção. Ele explica que têm veterinários especializados em comportamento animal e que esse campo está em desenvolvimento. Assim, quem estiver com problemas com animais adultos pode procurar a ajuda de um desses especialistas.

Top