Plástica após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é o procedimento mais indicado no tratamento da obesidade mórbida, problema que acomete muitas pessoas. Após esse procedimento algumas delas optam…

A cirurgia bariátrica é o procedimento mais indicado no tratamento da obesidade mórbida, problema que acomete muitas pessoas. Após esse procedimento algumas delas optam pela cirurgia plástica para eliminar os excessos de pele. Saiba mais sobre a plástica após a cirurgia bariátrica.

A cirurgia plástica é um excelente método para eliminar o excesso de pele após a bariátrica. (Foto: divulgação)

Quando fazer plástica após cirurgia bariátrica

A cirurgia plástica deve ser feita quando a perda de peso estabelecida pelo cirurgião for alcançada ou quando houver estabilidade no peso do paciente. O propósito de eliminar o excesso de pele ou flacidez que causa deformidade na imagem corporal.

A grande perda de peso causada pela cirurgia bariátrica provoca perda da elasticidade da pele, sendo prejudicial para algumas funções vitais. Problemas como postura inadequada e equilíbrio corporal podem ser provocados pelo excesso de pele, dificuldades de relacionamento sexual e interação social e outros incômodos gerados pelas dermatites formadas nas dobras da pele.

O médico deve avaliar a necessidade de fazer uma cirurgia plástica após a bariátrica. (Foto: divulgação)

Veja também contraindicações para cirurgia plástica 

Principais cirurgias plásticas

A abdominoplastia, braquioplastia, lifting fácil, mamoplastia e lipoaspiração são as principais cirurgias feitas após a cirurgia bariátrica. Esses métodos devem ser avaliados pelo médico e podem ser feitos na forma isolada ou combinada. Porém, isso depende de cada caso, mantendo a segurança da intervenção cirúrgica, o conhecimento e recuperação do paciente.

Peso ideal para a cirurgia

Logo após a cirurgia bariátrica, a estabilidade do peso acontece em até dois anos. O ideal é que seja feito em pacientes que estejam com o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30. Caso esteja acima desse valor, a cirurgia plástica só deve ser feita por motivos graves, por exemplo, quando os excessos de pele atrapalham a pessoa para se movimentar.

Leia Também:  Vestidos longos para casamento: dicas para escolher, fotos

Os pacientes acompanhados por uma equipe multidisciplinar estão preparados para uma cirurgia plástica após a bariátrica. Para colocar em prática o procedimento é preciso fazer uma avaliação clínica e psicológica, pois os pacientes estão propícios a desenvolver anemia e outros distúrbios metabólicos. Caso sintomas de depressão ou outros problemas emocionais relacionados ao uso de drogas e álcool é necessário redobrar os cuidados.

É preciso ter o peso certo para fazer a cirurgia plástica após a bariátrica. (Foto: divulgação)

Veja também quanto custa cirurgia plástica

A cirurgia plástica após a bariátrica é uma excelente forma de corrigir a estética corporal. Porém, ela só deve ser feita após um acompanhamento rigoroso pelo médico e ao ter alcançado o peso ideal para realiza-la. O paciente deve estar em perfeito estado de saúde para fazer a cirurgia plástica com segurança.

 

 

Top