sexta-feira, 12 de agosto de 2022 - 12/08/2022 06:59:32
MundodasTribos

O jardim vertical é prático, moderno e charmoso.

O jardim vertical é uma excelente opção para decorar as paredes internas ou externas. Ele corresponde a uma nova tendência de paisagismo, capaz de inserir as plantas no visual da casa de forma moderna, prática e sofisticada.

O que este artigo aborda:

Conheça o jardim vertical

Conhecido também como parede ecológica ou verde, o jardim vertical é responsável por aproveitar os espaços através das plantas suspensas em sua estrutura. Desta forma, uma casa ou apartamento pequeno não precisa abrir mão do paisagismo por falta de áreas horizontais para construir jardim.

O projeto paisagístico de um jardim vertical leva em conta as necessidades de cada ambiente e também as condições de sobrevivência das plantas que serão trabalhadas na ornamentação. Este tipo de estrutura consegue transformar qualquer divisão da casa, incluindo sala, escritório e hall de entrada. Na área externa, o efeito do jardim vertical se torna ainda mais bonito, inovando a paisagem no espaço de lazer, fachada ou varanda.

Jardim vertical interno.

Existem várias técnicas que podem ser empregadas para construir um jardim vertical, sobretudo para destacar a estrutura como um elemento verde na decoração. Os moradores interessados nesta ideia podem optar pelo uso de blocos pré-moldados, painéis de madeira, blocos cerâmicos, fibra de coco, entre outros meios que ajudam a estruturar um sistema. O quadro também se destaca como uma técnica muito usada no Brasil, sendo compacto e dotado de alta tecnologia.

Incluir elementos naturais na decoração interna da residência traz diversos benefícios para os moradores. Em primeiro lugar, a presença das plantas favorece a sensação de frescor dentro de casa, tornando a temperatura e o clima mais agradável. No caso do jardim vertical, há facilidades para o cultivo e melhor aproveitamento de espaço.

Ao montar um jardim vertical, é muito importante se preocupar com as condições de sobrevivência das plantas. Nas estruturas mais modernas, existe um esquema que favorece as regas e adubação, mantendo o jardim sempre verde e saudável. No entanto, não são todas as espécies de plantas que podem ser usadas na parede ecológica.

Jardim vertical externo.

Plantas indicadas para jardim vertical

O jardim vertical pode ser decorado com folhagens e flores, confira a seguir algumas sugestões de plantas que combinam com a estrutura:

-bromélias
-orquídeas
– samambaias
-heras
– brilhantinas
-peperômias
-ripsális
-marantas
– dinheiros-em-penca
– begônias
-avencas
– selaginelas
– chifres-de-veado
– ninhos-de-passarinho
– aspargos,
– cactáceas
– suculentas

O conteúdo "Plantas para jardim vertical" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Dicas para se apaixonar por atividades físicas

Dicas para se apaixonar por atividades físicas

Pisos para quintal – Como escolher

Pisos para quintal – Como escolher

Corte de cabelo joãozinho: quem pode usar

Corte de cabelo joãozinho: quem pode usar

Dicas de Saúde Verão 2011

Dicas de Saúde Verão 2011

Dez dicas para controlar a pressão alta

Dez dicas para controlar a pressão alta

Musicas Para Ouvir e Relaxar

Musicas Para Ouvir e Relaxar