Piso drenante: o que é, dicas

Em busca de soluções ecologicamente corretas para construir ou reformar a casa? Então experimente os pisos drenantes. Estas peças são responsáveis por fazer um…

O piso drenante tem a capacidade de absorver água.

Em busca de soluções ecologicamente corretas para construir ou reformar a casa? Então experimente os pisos drenantes. Estas peças são responsáveis por fazer um revestimento sustentável e funcional, ou seja, garantem uma cobertura do solo que não afeta o meio ambiente e ainda deixa a casa charmosa.

Superior aos demais pisos encontrados a venda no mercado, as peças drenantes provam que a preservação dos recursos naturais pode ser realizada em cada gesto, incluindo as etapas da construção. Os produtos ecológicos representam possibilidades de bons negócios e não comprometem a residência de uma propriedade.

Conhecendo o piso drenante

O piso drenante possui um funcionamento bem peculiar e representa a melhor opção de acabamento do solo para a área externa. As peças são fabricadas com materiais específicos, como areia, pedregulho, argila expandida, fibra de coco, cimento e pó de pedra. Todos os compostos são misturados e submetidos a prensa para formar as peças denominadas pisos drenantes.

O piso drenante é a melhor escolha para revestir a parte externa da casa.

O piso funciona como um sistema de drenagem na área externa da casa, mantendo pequenos orifícios para garantir o escoamento da chuva, sem causar as poças desagradáveis. A absorção das peças é surpreendente, chegando a 94% da água.

Práticos, resistentes e duradouros, os pisos drenantes garantem a formação de uma superfície sólida, capaz de suportar veículos pesados. Este material com composição sustentável é também antiderrapante, o que deixa a sua instalação ainda mais viável para calçadas, garagens, jardins, calçadas e caminhos externos.

O piso drenante, fabricado com concreto e fibras naturais, se revela a opção perfeita para combater a incidência de enchentes nas grandes cidades. Graças ao seu sistema de drenagem, o revestimento impede o acúmulo de água da chuva sobre o solo e usa a absorção como um meio de formar ou abastecer os lençóis freáticos.

Comercializados em placas pré-moldadas, os pisos drenantes possuem estrutura mais apropriada para revestir exteriores, mas também podem ser encontradas em versões que garantem o revestimento de ambientes dentro de casa. O uso das peças que executam a drenagem também é interessante porque possui técnica simples de instalação, que dispensa mão-de-obra especializada.

Os pisos drenantes ajudam a combater as enchentes.

Como se trata de um produto que ainda está ganhando espaço no mercado de materiais de construção, o revestimento com piso drenante ainda é mais caro do que o convencional, custando cerca de 30% a mais. Com o sistema de fabricação sendo aperfeiçoado e as empresas investindo em novas tecnologias, logo o custo-benefício será mais favorável para os consumidores. De qualquer forma, já é possível encontrar pisos drenantes à venda nas lojas em vários tamanhos, cores e estilos.

Top