Aprenda o que comer para não engordar

Aprenda o que comer para não engordar. Ter uma alimentação balanceada é um dos melhores caminhos para estar sempre em forma sem precisar fazer…

Por Redacao em 25/09/2014

Aprenda o que comer para não engordar. Ter uma alimentação balanceada é um dos melhores caminhos para estar sempre em forma sem precisar fazer dietas loucas. Exercícios físicos também são essenciais para se ter uma boa saúde e boa forma. Em vez de se submeter a dietas que são até mesmo agressivas ao seu corpo, uma vez que você emagrece muitas vezes passando fome e depois que a dieta termina, os quilos são recuperados facilmente, concentre-se em criar mudanças viáveis em seu estilo de vida.

Aprenda o que comer para não engordar - É possível ter uma alimentação balanceada, com alimentos saborosos, não fazer dietas e ainda sim não engordar (Foto: Divulgação)

Aprenda o que comer para não engordar

Uma alimentação balanceada necessita de uma porção de proteína animal ou vegetal, carboidratos, frutas, verduras e líquidos nas 3 refeições do dia. Quanto mais colorido e variado for seu prato, mais saudável e balanceado ele será. Planeje as refeições da semana respeitando um orçamento estabelecido. Isso ajudará você a se manter dentro da alimentação adequada, evitando “tentações” que satisfaçam mais sua fome emocional que física. Aprenda o que comer para não engordar:

Confira: Alimentos que causam ou evitam dor de cabeça

  • Procure receitas rápidas e fáceis na internet.
  • Prepare uma lista de compras e atenha-se a ela.
  • Compre comida quando não estiver com fome ou apressada.
  • Escolha frutas, verduras e legumes frescos.
  • Escolha sobremesas saudáveis como sorvete de fruta
  • Evite, sempre que possível, refeições preparadas, aperitivos de pacote e pastelaria industrial. Também não deve abusar dos refrigerantes nem de fast food.
  • Consuma diariamente fruta fresca (2 a 3 peças diferentes por dia) e verduras (ao almoço e jantar). A massa, o arroz e a batata deve comê-los preferencialmente ao almoço e em pequena quantidade; se seguir esta regra pode incluí-los no prato todos os dias.
  • Coma leguminosas (grão, ervilhas, lentilhas), pelo menos, 1 a 1 vezes por semana.

Sucos e frutas são alimentos deliciosos e saudáveis (Foto: Divulgação)

Comidas saborosas que não engordam

Há também os alimentos que são bem gostosos e não engordam se tiver algumas mudanças na receita. Confira comidas saborosas que não engordam e aprenda o que comer para não engordar:

  • Arroz
Muitas pessoas evitam comer muito arroz por que engorda fácil. Porém uma dica para poder comer sem culpa é optar pelo arroz integral que é  rica em fibras, promove a sensação de saciedade e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Experimente preparar o arroz e em seguida acrescentar vegetais como cenoura, ervilha, cebola e milho. Além de deixar a refeição mais completa, o prato fica saboroso e muito colorido.
Leia também: Dicas para melhorar seu cérebro comendo
  • Empanado
É possível preparar uma receita de empanado mais saudável com a mesma casquinha crocante e gostosa. Passe o frango na mistura de leite integral com ovo e empane com farinha integral ou farinha feita com torradas light trituradas. Ao invés de fritar o frango, leve ao forno por alguns minutos. Os empanados ficam sequinhos sem precisar usar óleo.
  • Panqueca
As panquecas podem ficar menos calóricas se a farinha branca for substituída pela farinha integral ou farinha de aveia no preparo da massa. As dicas de recheios são tomate seco com rúcula, carne de soja e frango desfiado com cenoura. Para acompanhar, substitua os molhos industrializados pelos naturais.

Com pequenas alterações em uma receita você pode por exemplo consumir um bolo de chocolate sem culpa, acrescentando morangos e granola (Foto: Divulgação)

  • Lasanha
Prepare  o prato com massas integrais, substitua o queijo amarelo e calórico pelo queijo branco, o molho industrializado pelo natural. O recheio deve ser rico em fibras e pode ser misturado com farelo de linhaça, que tem a função de controlar a compulsão alimentar dando a sensação de saciedade.

Leia mais: Os melhores grãos para emagrecer e ganhar mais saúde 

  • Bolo

Troque a manteiga pelo azeite, a farinha branca pela integral e acrescente linhaça na massa. Prefira recheios com mais frutas do que cremes ou chocolate e diminua ¼ da quantidade de açúcar da receita. A cobertura do bolo deve ser preparada de preferência com ingredientes light ou frutas e cereais, como a granola.

Top