Escalda-pés: como preparar

O escalda-pés é um excelente método para relaxar e desinchar os membros inferiores. Depois de um longo dia de trabalho ou de ficar horas…

O escalda-pés é um excelente método para relaxar e desinchar os membros inferiores. Depois de um longo dia de trabalho ou de ficar horas em pé em um evento, o banho quente perfumado age imediatamente na dor e pode relaxar todo o corpo. Saiba mais sobre o assunto e veja como preparar um escalda-pés.

O escalda-pés pode ser feito de várias formas. (Foto: divulgação)

Escalda-pés

Depois de um longo dia de trabalho, do sobe e desce de escadas e do uso de sapatos de salto, não há pé que aguente. Um pouco de descanso é essencial. Uma excelente opção para relaxar é o escalda-pés. Essa é uma técnica milenar que ajuda a aliviar o estresse, favorece a circulação sanguínea, diminui o inchaço, suaviza a pele e combate a ansiedade.

O banho relaxante para os pés pode ser realizado da maneira mais tradicional, somente com água e sal, ou com ingredientes que ajudam a melhorar os efeitos do estresse. Ao fazer o escalda-pés, o ideal é usar frutas como limão, laranja e outras ervas adstringentes que melhoram a circulação.

Veja também 5 dicas para combater as dores nos pés 

Receitas de escalda-pés

1. Escalda-pé relaxante: no fundo de uma bacia coloque algumas bolinhas de gude. Elas ajudam no bom funcionamento da circulação. Além disso, inclua um pouco de pau de canela, cravo, sal grosso e alguns galhos de arruda. Mergulhe os pés por alguns minutos.

2. Escalda-pé refrescante: coloque água, pedras mais pontiagudas, laranjas em rodelas, folhas de eucalipto e seis colheres de sal grosso em uma bacia. Mergulhe os pés na solução e use galhos de hortelã para massagear.

3. Escalda-pé revigorante: coloque grãos de feijão no fundo de um recipiente com água quente. Introduza os pés e adicione alecrim, pétalas de rosas vermelhas, arnica e sal grosso. Movimente os membros inferiores por 15 minutos dentro da bacia.

O escalda-pés ajuda a relaxar depois de um dia intenso de trabalho. (Foto: divulgação)

Como preparar escalda-pés

1. Antes de começar o escalda-pés, uma boa dica é fazer uma esfoliação nos pés, principalmente nos calcanhares para acabar com as células mortas e ativar a circulação;

2. Para fazer o preparo, despeje alternadamente um pouco de água quente e fria em uma bacia até que os pés fiquem submersos. A quantidade pode variar de acordo com o tamanho do recipiente;

3. A temperatura da água não deve ultrapassar 38º C para evitar o desconforto e até mesmo queimaduras. Portanto, verifique se a solução está soltando muito vapor;

4. Para obter o efeito esperado, a água despejada na bacia deve ficar na altura dos tornozelos. A água abaixo desse nível inviabiliza os efeitos relaxantes e tonificantes do escalda-pés;

5. Depois de colocar a quantidade certa de solução no recipiente, o próximo passo é adicionar os demais ingredientes que serão utilizados;

6. Para finalizar o procedimento, adicione raminhos de hortelã ou de alecrim para favorecer a circulação sanguínea.

Várias receitas podem ser feitas de escalda-pés. (Foto: divulgação)

Veja também escalda pés, como fazer

O escalda-pés é uma excelente técnica para relaxar os pés e o corpo depois de um longo dia de trabalho. Ele pode ser feito de várias formas, oferecendo muitos benefícios aos adeptos à técnica. Aposte nas dicas de como fazer um escalda-pés e alivie o estresse do dia a dia.

Top