Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Pilates com Bola – Benefícios

Pilates com Bola – Benefícios

Por Isah

Os exercícios de pilates já se tornaram populares entre as pessoas devido aos diversos benefícios que trazem para saúde. Os movimentos contam com o auxílio de acessórios e desenvolvem o corpo, melhorando fatores como postura e flexibilidade. Os praticantes de pilates também possuem maiores chances de conquistar a boa forma.

O método de exercícios foi criado pelo alemão Joseph Pilates devido ao seu corpo debilitado e freqüente crises de asma. Assim, dá para perceber que desde o início a atividade tinha como meta encontrar o equilíbrio para levar uma vida mais saudável e desfrutar de bem-estar. O surgimento do pilates se deu durante a Primeira Guerra, mas continua conquistando adeptos até hoje.

Através do Pilates as pessoas procuram conquistar o melhor condicionamento físico, trabalhando a força e alongando o corpo com as sequências de exercícios. Considerado pelos fisioterapeutas um método completo, o Pilates pode representar tanto uma alternativa de fitness como também para reabilitação.

Capaz de desenvolver a respiração e oferecer estabilidade, o Pilates é uma técnica que continua sendo aprimorada para melhorar os seus resultados. Os praticantes dos exercícios conseguem tonificar e definir os músculos ao longo das aulas, além de se divertirem com a dinâmica proposta pela atividade.

Está comprovado que o método pilates de exercícios contribui com a estabilidade mental, ou seja, alivia ansiedade e outros sintomas da depressão. Ao participar das aulas, o indivíduo entra em contato com um grupo de pessoas e pode fazer amizades. Enfim, os benefícios resultam de um equilíbrio entre corpo e mente.

Um dos principais equipamentos para praticar Pilates é a bola, que permite a execução de diversos exercícios para melhorar o condicionamento. O trabalho muscular se torna ainda mais eficaz, defini as formas e trabalha várias partes do corpo. As aulas com bola são consideradas também divertidas pelos praticantes do método.

A bola de Pilates se revela capaz de desenvolver a musculatura e não causa interferência na execução de exercícios. Os movimentos contínuos ajudam a desenvolver pontos estratégicos do corpo, mas não tornam as aulas cansativas. É importante que a pessoa reconheça os seus limites para não sofrer com dores ou lesões.

A prática de pilates é indicada para quem busca relaxamento e serenidade, mas é necessário ter concentração para conseguir usar a bola de forma correta nos exercícios. O aparelho permite principalmente o trabalho do tronco, da coluna e dos quadris.

Com um tamanho apropriado e material resistente, a bola para pilates se destaca como um dos melhores acessórios para fitness. É possível encontrá-la em lojas especializadas em atividades físicas ou mesmo em grandes redes varejistas por preços acessíveis. O uso da bola é freqüente nas academias e clínicas de fisioterapia na busca por flexibilidade, potência e equilíbrio.

Vários tipos de exercícios podem ser realizados com a bola, tais como flexão, extensão, rotação, equilíbrio e fortalecimento dos membros inferiores. Dependendo da sequência adotada, o indivíduo consegue desenvolver vários músculos numa performance de alguns minutos.

Alguns cuidados são necessários no trabalho com bola no pilates. Em primeiro lugar o praticante precisa evitar piso escorregadio e superfícies pontiagudas que possam prejudicar o desempenho do aparelho. Procure um local amplo e agradável para se exercitar com a bola, longe de móveis e objetos que possam perfurá-la. A escolha do equipamento ideal precisa ser condizente com altura e peso.

Depois de conhecer os benefícios do pilates com bola, procure um profissional especializado para receber instruções sobre os exercícios.

Recomendado para você
Bem Estar

Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas

Bem Estar

Jardins para casas pequenas: dicas

Bem Estar

Acompanhamentos para o fondue de queijo

Bem Estar

Moda country feminina 2018

Comentários
  1. rosi disse:

    fiz artrodese lombar posso fazer pilates com bola? obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *