Plantas perigosas para crianças e animais: quais são

Plantas com efeitos tóxicos podem ser encontradas em lugares inimagináveis, inclusive nos jardins das casas. Elas podem apresentar princípios ativos capazes de ocasionar diversos efeitos…

Plantas com efeitos tóxicos podem ser encontradas em lugares inimagináveis, inclusive nos jardins das casas. Elas podem apresentar princípios ativos capazes de ocasionar diversos efeitos nocivos ao ser humano, inclusive intoxicações graves. As manifestações ocorrem ao ingerir ou pelo simples contato do vegetal com a pele. Saiba quais são as plantas perigosas para as crianças e animais.

Saiba quais são as plantas toxicas para os animais de estimação.

Algumas plantas são muito toxicas para os animais. (Foto: divulgação)

 

Casos de intoxicações por plantas no Brasil

Segundo dados nacionais, a cada ano em torno de 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorrem com crianças com idade inferior a nove anos. Desse número, cerca de 80% dos casos são acidentais, podendo manifestar sinais e sintomas que podem ser fatais. Além disso, o órgão responsável pelo controle desses dados comprovou que a maioria das intoxicações por plantas acontece por falta de conhecimento do potencial tóxico da espécie.

Conheça as plantas perigosas para crianças e animais

  •  Tinhorão – todas as partes desse tipo de planta são tóxicas. Em geral, a pessoa ou o animal que entra em contato com essa espécie  pode apresentar: sensação de queimação local, inchaço dos lábios e da língua, náuseas, vômitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e falta de ar.
  • Comigo ninguém pode – o princípio ativo dessa planta é o oxalato de cálcio, sendo que todas as regiões da planta são tóxicas. As manifestações do contato com essa planta podem iniciar como sensação de queimação, inchaço, dificuldade para engolir e, quando em contato com os olhos, provocar irritação e lesão de córnea.
  • Copo de leite– seu princípio tóxico é o mesmo que o da planta anterior, o oxalato de cálcio. O indivíduo ou o animal que entra em contato com a substância pode apresentar náuseas, vômitos, diarreia, dificuldade de engolir, queimação, inchaço e, ainda, lesão ocular.

    O copo de leite possui uma substância tóxica para os animais e para as crianças. (Foto: divulgação)

  • Taioba-brava – todas as partes da plana são tóxicas, sendo que um simples contato pode manifestar sensação de queimação, inchaço local e dos lábios, náuseas, vômitos, diarreia, salivação excessiva, dificuldade para engolir e até mesmo lesão nos olhos.
  • Saia-branca – as substâncias contidas nesse tipo de planta são altamente tóxicas, são os alcaloides beladonados. Quando eles entram em contato com o indivíduo ou com o animal podem manifestar: boca seca, pele seca, batimentos acelerados, dilatação das pupilas, rubor de face, estado de agitação, alucinação, sendo que nos casos mais graves pode ser fatal.
  • Bico de papagaio – essas plantas contém como substância tóxicao látex irritante. Em geral, o indivíduo que entra em contato com o vegetal pode apresentar lesão de pele e mucosas, inchaço de lábios e da boca, queimação local e coceira. Quando essa substância entra em contato com os olhos pode manifestar lacrimejamento, edema de pálpebras e dificuldade visual.
  • Os proprietários devem escolher as plantas ideais que irão compor o jardim de suas casas. (Foto: divulgação)

Como foi visto anteriormente, são diversos os tipos de plantas que apresentam substâncias tóxicas. É muito importante que as pessoas avaliem o tipo de plantas que existem em seu jardim, de modo a evitar que crianças e animais se aproximem de vegetas que podem causar problemas sérios à saúde.

Leia Também:  Óleo de moringa para cabelos: benefícios

Conheça os perigos de ter plantas toxicas em casa.

Top