Piercing: como higienizar

A cada dia, aumentam os adeptos do uso de piercings, em diferentes regiões do corpo. No começo, os locais mais comuns eram as orelhas…

A cada dia, aumentam os adeptos do uso de piercings, em diferentes regiões do corpo. No começo, os locais mais comuns eram as orelhas e o umbigo. Mais tarde, os adereços passaram a aparecer em narizes, língua, área dos olhos e na genitália. Embora pareça algo simples, que requer apenas que o usuário suporte um pouco de dor, no momento de colocá-los, os piercings são pequenos objetos que têm potencial para causar grandes aborrecimentos.

Inicialmente, se as condições higiênicas do local onde forem postos não estiverem adequadas, o adereço poderá causar uma infecção séria, logo de cara. O material com o qual é feito o piercing também é de grande importância. Se forem bijuterias baratas, provavelmente serão rejeitadas, pelo corpo. Contudo, um dos detalhes mais importantes (e que costuma não ter atenção, por grande parte das pessoas) é a higienização dos piercings.

Aumenta, a cada dia, o número de adeptos do uso de piercings (Foto: Divulgação)

Em qualquer parte do corpo em que esteja, o piercing sujo é um risco à saúde. Nos primeiros meses, logo após ter sido colocado, o objeto pode ser alvo de muitas bactérias, pois a pele onde está ainda não cicatrizou. Aberturas microscópicas podem ocasionar sérias infecções, que causam deformação ou até mesmo a necrose do tecido, além de outras consequências. Portanto, é de extrema importância que os adeptos sejam rigorosos com a higienização dos piercings, especialmente quando ainda não estiverem cicatrizados. Além disso, após tal cicatrização, é preciso manter a limpeza do local, pois isso irá evitar mau cheiro, em função do acúmulo da sujeira.

Como higienizar piercing

Antes da cicatrização, é preciso evitar o contato com salivas e secreções alheias (Foto: Divulgação)

Primeiramente, é preciso estar, sempre, com as mãos limpas, ao tocar o adereço. É importante ter sabonetes antissépticos, em casa. A limpeza do piercing é semelhante, em qualquer local em que esteja. Enquanto a pele ainda está ferida, é preciso usar a pomada cicatrizante, diariamente, após a limpeza, que deve ser feita duas vezes, ao dia. Basta usar produtos antissépticos. No caso da língua, os enxaguatórios bucais (como o Cepacol ou Listerine) são essenciais, especialmente após as refeições.

Leia Também:  Dieta com farinha de banana verde

A limpeza de piercing cicatrizado é mais simples, mas também importante. No caso do adereço posto na genitália, é melhor usar sabonetes específicos para o local. Nas orelhas e em outras partes, basta lavar e enxugar bem os piercings, diariamente. No caso da língua, permanece a limpeza com os enxaguatórios, porém com menos rigidez.

Dicas para colocar piercings

É importante higienizar o piercing, mesmo após a cicatrização (Foto: Divulgação)

Ao decidir colocar piercings, procure adquirir produtos feitos em ouro ou aço escovado, pois eles raramente causam rejeições. Observe, também, a higiene do local, onde o trabalho será feito. Enquanto a pele ainda não tiver cicatrizado, evite usar roupas apertadas, piscinas públicas ou produtos de beleza, no local. Use apenas os indicados, para a devida limpeza. Evite, também, que a pele entre em contato com qualquer tipo de secreção alheia. No caso de qualquer dúvida, procure, antes, um profissional e peça a devida orientação.

Conheça outros cuidados: Piercing na língua: cuidados

Saiba o que pode acontecer, com o uso do piercing: Perigos do piercing em cada parte do corpo

Top