Conheça as causas que provocam inchaço nas pernas

No final do dia, algumas pessoas costumam sentir que estão com as pernas inchadas, principalmente se tiverem passado longas horas sentadas, apresentando marcas de…

Por Andre em 06/05/2014

No final do dia, algumas pessoas costumam sentir que estão com as pernas inchadas, principalmente se tiverem passado longas horas sentadas, apresentando marcas de pressão causadas pelas meias ou sapatos.

As pernas inchadas costumam trazer incômodo a muitas pessoas (Foto: Divulgação)

Também conhecido como “retenção de líquidos”, o inchaço nas pernas pode ser causado por diversos fatores, desde os mais simples e inofensivos, como o calor do verão, que dificulta a ação do rim de eliminar líquidos consumidos em excesso, a algo mais grave, como a trombose.

De forma geral, o inchaço surge devido ao desequilíbrio entre a quantidade de sangue que desce para a perna e a que volta. Assim, o plasma do sangue pode acabar extravasando os vasos sanguíneos e causando o inchaço, que costuma incomodar tantos as mulheres quanto os homens.

Dicas para desinchar no verão

Drenagem linfática: para que serve?

As principais causas de inchaço nas pernas

Longas viagens de avião e ônibus podem causar inchaços nas pernas (Foto: Divulgação)

Algumas das principais causas do inchaço nas pernas são:

– Viagens longas: ficar com as pernas muito tempo paradas, durante uma viagem de ônibus ou avião, pode fazer com que elas inchem.

– Verão: as grandes quantidades de água ingeridas nessa época podem aumentar o acúmulo de líquidos no corpo.

– Trombose: as pernas inchadas podem ser um indício de trombose, principalmente se os inchaços surgirem acompanhados de fortes dores. Nesse caso, é preciso ir ao médico o mais rápido possível.

– Varizes: como as varizes não permitem que o sangue retorne da perna, acabam causando a retenção de líquidos.

– Doenças da tireoide: o hipotireoidismo causa inchaço em todo o corpo, inclusive na perna, mas é um inchaço mais duro.

– Problemas cardíacos e renais, reações anti-inflamatórias e o uso de determinados tipos de medicamentos (anticoncepcionais à base de estrógeno e anti-hipertensivos, por exemplo), também estão entre as causas da retenção de líquidos.

Como evitar

Tomando algumas atitudes bem simples, é possível diminuir a retenção de líquidos nas pernas (Foto: Divulgação)

Se as suas pernas e pés têm ficado inchados com frequência, é recomendável procurar o médico, para que ele faça uma avaliação do seu quadro clínico. Pode ser que ele também solicite alguns exames para descobrir as causas do inchaço.

Para cada tipo de inchaço, existe um tratamento específico, mas algumas dicas podem ser úteis para quem deseja saber como evitar os inchaços nas pernas, entre as quais diminuir o consumo de sal, evitar o uso de calças apertadas e evitar a exposição excessiva a ambientes muito quentes.

Evitar longos períodos de inatividades das pernas, diminuir o uso de saltos muito altos, aumentar o consumo de frutas e verduras e praticar atividades físicas frequentemente também são bons aliados na luta contra a retenção de líquidos.

Top