Gordura Trans: O Que É?

Muito se ouve falar em gordura trans e que é prejudicial à saúde, mas o que é realmente a gordura trans? Esse tipo de gordura…

Muito se ouve falar em gordura trans e que é prejudicial à saúde, mas o que é realmente a gordura trans?

Esse tipo de gordura é insaturada que passou por processo de hidrogenação da gordura vegetal, ou seja, ficou sólida ou semissólida.

Pesquisas comprovam que essa substância causa mal à saúde, pois forma gordura visceral (“pneuzinho”) na cintura podendo levar a um quadro de síndrome metabólica, diabetes e pressão alta.

Além disso, dados comprovados apontam que se a pessoa consumir 5g diárias de gorduras trans ocorre um aumento de 25% no risco de doenças cardíacas.

As gorduras trans são encontradas em salgadinhos, batatas fritas, bolos, chocolates, bolachas cream cracker e recheadas, sorvetes, pipocas de micro-ondas, margarinas, entre outros.

Essa gordura aparece nestes alimentos porque dá textura e consistência, além de conservá-los por maior tempo.

Como suas propriedades não são benéficas, as gorduras trans, também provocam o acumulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, denominado de aterosclerose, que pode terminar em ataque cardíaco ou AVC.

Então, as pessoas precisam verificar os rótulos das embalagens antes de consumir o produto, assim irá ingerir apenas o recomendado, que são 2g (diárias) e também, prefira sempre alimentos naturais ao invés dos industrializados.

Boa saúde!

Top