Pessoas que julgam: como lidar

Em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que você esteja, sempre existe uma pessoa que se acha superior para julgar os outros pelo…

Por Editorial MDT em 26/01/2012

As pessoas que julgam apontam os defeitos dos outros, mas nunca, os seus. (Foto: Divulgação)

Em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que você esteja, sempre existe uma pessoa que se acha superior para julgar os outros pelo que eles fazem. O problema é que ela geralmente faz um julgamento negativo, tornando a vida de todos à sua volta um verdadeiro infortúnio. Se você conhece alguém assim, saiba como lidar com pessoas que julgam.

Assim que essa pessoa se aproximar de você, arrume uma desculpa e saia de fininho, sem que ela perceba. Desse modo, você também não será julgado por ela. No entanto, se não houver alternativa e ela começar a falar de outras pessoas e você não concorde com o julgamento, mostre-lhes os seus pontos positivos, dizendo que ela está sendo muito pessimista.

Se puder, saia de perto das pessoas que julgam, sem ouvir o que elas têm a dizer. (Foto: Divulgação)

E mesmo que você concorde com alguns pontos negativos apontados, sempre lembre a pessoa julgadora que todos têm qualidades e enumere cada qualidade de quem foi julgado por ela. Desse modo, ela verá que somente ela não consegue ver o que há de bom em cada pessoa e poderá até tentar mudar o seu ponto de vista.

Cada um tem a sua vida e ninguém tem o direito de julgar o que os outros fazem, como agem ou como se vestem. Além disso, a pessoa que julga geralmente nem conhece direito as pessoas julgadas. Portanto, ela se guia por preconceitos e superficialidades.

Mas se isso ainda não funcionar e você for próximo dela, o mais indicado é ter uma conversa sincera com a pessoa, mesmo que isso abale a amizade entre vocês. Diga que se ela continuar desse jeito, perderá todos os amigos e acabará sozinha, pois ninguém suporta o seu modo de ser. Do mesmo modo que todos têm defeitos, ela também os têm e você pode começar a enumerá-las, sendo o principal deles os seus julgamentos. Quando ela se vir nesse espelho, poderá ter uma grande decepção, pois geralmente quem julga, nunca foi julgado antes.

Coloque um espelho na frente da pessoa que julga para que ela veja os seus próprios defeitos. (Foto: Divulgação)

As pessoas que julgam as outras são desse modo porque nunca enxergaram os seus próprios defeitos. Por isso, é bom colocar um espelho na frente delas para que percebam que também não são perfeitas. Assim, elas compreenderão que cada um tem a sua vida e merecem vivê-la como bem entenderem, sem julgamentos.

 

 

Top