Vestido de festa: como escolher

Encontrar o que vestir em ocasiões especiais é um dilema, seja para comemorar o casamento, a formatura ou o aniversário. As mulheres são as…

Encontrar o que vestir em ocasiões especiais é um dilema, seja para comemorar o casamento, a formatura ou o aniversário. As mulheres são as que mais sofrem com esta dúvida cruel e até afirmam não ter o que vestir, mesmo com o guarda-roupa lotado. Em todo caso, vale a pena apostar no velho e bom aliado do look feminino: o vestido de festa.

As cores, os recortes, os tecidos e os acabamentos diferenciam os vestidos de festa. (Foto:Divulgação)

Pensando no look de festa

Na hora de montar o look de festa, as mulheres sempre costumam ficar em dúvida com relação ao vestido. Existem muitos modelos disponíveis a venda e para alugar, mas para acertar na escolha é necessário valorizar alguns fatores, como tipo físico, a hora da festa, o estilo pessoal, e o lugar.

As formas de cada corpo feminino são determinantes para a escolha do vestido de festa ideal, afinal, a peça que veste bem uma mulher magra não terá o mesmo efeito em uma gordinha e vice-versa. O biotipo vai influenciar na hora de definir o decote, o caimento, a cor, os detalhes, entre outras características do vestido.

Veja também: Vestidos de Festa 2012 Dicas, Fotos

Como escolher o vestido de festa?

O local e o horário da festa influenciam na escolha do vestido. (Foto:Divulgação)

Hora da festa
Se a festa acontecer durante o dia, é recomendado optar por vestidos mais discretos, confeccionados com tecidos opacos, rendas, linhos ou algodão. Se o evento ocorrer em pleno glamour noturno, a mulher deve apostar em brilho, decotes e tecidos nobres.

Lugar da festa
A elegância do look depende da coerência que existe ente o vestido escolhido e o local da festa. Desta forma, o traje usado para um casamento noturno na cidade não será o mesmo de um evento diurno no campo.

Continuar Lendo  Vestidos básicos de festas

Estilo pessoal
Não basta a mulher ficar bonita no vestido de festa, ela também precisa se sentir confortável e a vontade. A peça deve valorizar o gosto e até mesmo indicar traços da personalidade.

Tipo físico

Os tipos físicos das mulheres. (Foto:Divulgação)

Formato de pera: pede um vestido com cintura marcada, corte império e mangas volumosos. O acabamento bordado também costuma funcionar muito bem. Cintos chamativos e modelos transpassados devem ser evitados.

Triângulo invertido: modelagens elaboradas e tecidos fluídos contribuem com o look de festa da mulher com este tipo físico. Modelos como tubinho, trapézio e chemisier são os mais apropriados. Os vestidos tomara-que-caia ou com ombros estruturados devem ser evitados.

Oval: o formato de corpo característico da gordinha pede decote em V, peças transpassadas e texturas aplicadas em lugares estratégicos. Peças sem caimento ou muito amplas devem ser evitadas. O tipo físico combina com tubinho.

Retângulo: caimento fluído, detalhes na região do busto, brilho e modelagens mais elaboradas combinam com o tipo físico. No entanto, não é recomendado o uso de um vestido com corte reto.

Ampulheta: as peças justas que valorizam a forma física, os tecidos nobres e o decote em V são algumas características que funcionam no vestido que veste o corpo ampulheta. Os modelos ideais são alcinha, frente única e  trapézio.

Saiba mais: Vestido de festa plus size: como escolher, dicas

Top