Pessoas desconfiadas: como lidar

A desconfiança exagerada pode ser indicativa de uma paranoia. Pessoas com esse distúrbio de personalidade estão sempre em guarda, pois veem o mundo como…

Por Editorial MDT em 18/12/2012

A desconfiança exagerada pode ser indicativa de uma paranoia. Pessoas com esse distúrbio de personalidade estão sempre em guarda, pois veem o mundo como um ambiente de ameaças. Essas pessoas estão sempre alerta, procurando indícios de algo ameaçador. É preciso saber lidar com essas pessoas, afinal o convívio com as mesmas pode ser bem difícil. Pensando nisso, selecionamos dicas de como lidar com pessoas desconfiadas. Confira.

As pessoas desconfiadas estão sempre achando que o mundo está contra ela. (Foto: divulgação)

Pessoas desconfiadas

A desconfiança é um tipo de comportamento de defesa contra uma ameaça que nem sempre é real. Essa é uma característica que faz parte de todos os seres humanos, porém quando exagerada, deve ser tratada com psicoterapia. As pessoas desconfiadas apresentam muitas dificuldades de entrosamento social, de relacionamentos, trabalhos, pois sempre acham que alguém está tentando passá-las para trás.

A pessoa desconfiada é seu próprio referencial. Isso significa que ela sempre acha que o mundo está contra ela. Ela está sempre tensa, sentindo-se vigiada e vigiando o meio. Por esse motivo é ansiosa, tímida ou inibida. Um exemplo disso é quando a pessoa desconfiada está em um ambiente e percebe que tem duas pessoas cochichando e logo pensa que estão falando sobre ela. Essa pessoa fica incomodada e adota posturas de vigilância e defesa contra isso.

Pessoas desconfiadas apresentam dificuldades de se relacionar com outras pessoas. (Foto: divulgação)

Veja também falta de confiança no namoro, o que fazer 

Como lidar com pessoas desconfiadas

1. Satisfaça as necessidades básicas de segurança: as pessoas desconfiadas necessitam sentirem-se seguras em um ambiente e também com as pessoas que ali estão. Procure mostrar para ela que não há nada com que possa oferecer riscos a ela. Incentive-a relaxar e curtir os momentos de diversão, trabalho e até festas. Além disso, é muito importante ser paciente com ela.

2. Responda com outras perguntas: as inseguras e desconfiadas estão sempre fazendo questionamentos em busca de uma falha ou uma ameaça. Portanto uma boa dica é responder sempre os questionamentos das mesmas com outras perguntas, mostrando que não há com que se preocupar.

3. Ignore os ataques: é comum a pessoa desconfiada atacar com falsos pensamentos e acusações. A melhor maneira de lidar com isso é ignorando essas supostas acusações, jamais discuta com ela, pois ela pode pensar que você está admitindo o erro. Deixe que ela mesma reconheça o erro.

4. Pergunte a ela se a desconfiança é só naquele caso ou sempre: é preciso saber identificar uma desconfiança normal de uma paranoia. Afinal, se a desconfiança for constante é preciso procurar ajuda de um psicólogo para tratar o problema.

5. Incentive-a procurar ajuda: diga para ela que esse excesso de desconfiança está só lhe fazendo mal e que ela precisa procurar ajuda. Diga que está disposto a ajudá-la a se livrar desse problema.

As pessoas desconfiadas sofrem muito com esse problema. (Foto: divulgação)

Veja também tratamentos contra o ciúmes 

As pessoas desconfiadas possuem muita dificuldade se relacionar com outras pessoas, afinal, estão sempre achando que todas estão contra elas. É preciso ter muita paciência e calma para lidar com esse tipo de pessoa, afinal, não é do dia para a noite que você irá conquistar a confiança dela. Comece aos poucos mostrando que é digno da confiança da mesma e se necessário, incentive-a procurar ajuda para tratar o problema.

Top