Isabella Moretti 11/05/2011 Culinária

Conhecer os critérios de pesos e medidas para receitas é algo essencial para se dar bem na cozinha. Algumas pessoas não demonstram afinidade com a área porque desconhecem a equivalência ou não sabem interpretar as facilidades que a culinária oferece em suas orientações. O uso de utensílios para ditar as medidas de uma receita pode ser viável principalmente quando o prato é preparado em quantidades maiores.

As medidas e pesos são fundamentais para o sucesso de uma receita, afinal, é através dessas informações que se torna possível conhecer as quantidades de ingredientes necessárias para um determinado prato. Quem tem dificuldade para compreender pesos e medidas, acaba cozinhando um pouco que na intuição e a receita fica ameaçada.

Determinadas de acordo com os ingredientes, as medidas ou pesos determinam a porção ideal de cada ingrediente da receita. As pessoas que trabalham com culinária de forma profissional sabem o quanto o controle das medidas e pesos é importante, tanto para preparar pratos em pequenas quantidades como em grandes.

Para determinar as quantidades, é comum que os textos das receitas informe os ingredientes pelas medidas de xícara de chá, colher de sopa, colher de chá, copo americano, xícara de café entre outros recipientes com tamanhos bem definidos. As medidas definidas a partir de utensílios domésticos contribuem principalmente com a rotina das pessoas que não possuem tempo para avaliar quantidades através de medidores específicos.

Ingredientes sólidos e líquidos costumam ser medidos por utensílios, mas antes de preparar a receita, é necessário verificar se as quantidades estão realmente de acordo. Quando o tamanho da colher, do copo ou da xícara varia de um determinado padrão, pode interferir nos resultados.

A equivalência de pesos e medidas ajuda no preparo de pratos maravilhosos, porém é importante reconhecer a diferença na hora de lidar com ingredientes líquidos e secos. Na primeira opção é necessário preencher até a borda com todo cuidado para não deixar derrubar e assim faltar conteúdo na receita. Já a segunda categoria de ingredientes costuma ser mais fácil de medir, mas é necessário ficar atento a características como (cheio ou raso) para não cometer erros.

Na hora de lidar com a culinária, as pessoas costumam ainda ter dificuldade para medir gordura vegetal, manteiga ou banha. Nesses casos é necessário seguir as orientações da receita ao pé da letra e trabalhar com medidas da gordura em sua temperatura ambiente, não congelada.

Confira a seguir a tabela de pesos e medidas culinária e conheça como funciona a equivalência para medir as quantidades de ingredientes de diversas formas. O conteúdo apresenta uma série de medidas diferentes para ingredientes líquidos, secos e sólidos. As medidas em utensílios acabam sendo transpostas para ml, litros e gramas.

1 copo (do tipo americano) = 150ml = 4 oz
1 xícara (chá) = 150ml = 4 oz
¾ xícara (chá) = 112,5ml = 3 oz
½ xícara (chá) = 75ml = 2 oz
¼ xícara (chá) = 37,5ml = 1 oz
1 copo (do tipo de requeijão) = 250ml = 8 oz
¾ copo (do tipo de requeijão) = 187,5ml = 6 oz
½ copo (do tipo de requeijão) = 125ml = 4 oz
¼ copo (do tipo de requeijão) = 62,5ml = 2 oz
½ copo (do tipo de requeijão) = 125ml = 4 oz
1 colher (sopa) = 15ml
1 colher (sobremesa) = 10ml
1 colher (chá) = 5ml
1 colher (café) = 2,5ml
4 copos (do tipo de requeijão) = 1 litro
1 cálice = 9 colheres (sopa)

– Farinha de Mandioca
1 xícara (chá) = 180g

– Farinha de Trigo
1 copo (do tipo americano) = 165g
1 xícara (chá) = 165g = 13 colheres (sopa)
¾ xícara (chá) = 123,75g = 9,75 colheres (sopa)
½ xícara (chá) = 82,5g = 6,5 colheres (sopa)
¼ xícara (chá) = 41,25g = 3,25 colheres (sopa)
1 copo (do tipo de requeijão) = 212g = 16 colheres (sopa)
¾ copo (do tipo de requeijão) = 159g = 12 colheres (sopa)
½ copo (do tipo de requeijão) = 106g = 8 colheres (sopa)
¼ copo (do tipo de requeijão) = 53g = 4 colheres (sopa)
1 colher (sopa) = 13g
1 colher (sobremesa) = 5g
1 colher (chá) = 2g

– Farinha de rosca
1 xícara (chá) = 120g

– Fubá
1 xícara (chá) = 160g

– Amido de Milho
1 xícara (chá) = 100g
½ xícara (chá) = 50g
1 colher (sopa) = 15g

– Arroz
1 xícara (chá) = 160g
1 colher (sopa) = 10g

– Feijão
1 xícara (chá) = 160g

– Macarrão
1 xícara (chá) = 100g

– Manteiga
1 xícara (chá) = 150g
¾ xícara (chá) = 110g
½ xícara (chá) = 75g
1 colher (sopa) = 30g

– Legumes
1 xícara (chá) = 100g

– Sal
1 colher (sopa) = 16g
1 colher (sobremesa) = 6g
1 colher (chá) = 4g

– Fermento em Pó
1 colher (sopa) = 15g
1 colher (sobremesa) = 7g
1 colher (chá) = 5g

Outros artigos

Como transformar ficante em namorado: dicas

07/08/2012

Como transformar ficante em namorado: dicas

Transformar o ficante em namorado não é uma tarefa simples. Atualmente, os relacionamentos estão cada vez mais abertos e menos convencionais. Portanto, se você prete...

Ferramentas Automotivas

21/08/2009

Ferramentas Automotivas

As Ferramentas Automotivas são usadas para cuidar da manutenção do seu carro, procurando suprir as falhas mecânicas e proporcionar segurança tanto para o motoris...

Como Fazer Delineador Caseiro

25/07/2011

Como Fazer Delineador Caseiro

As maquiagens são as grandes aliadas as mulheres, pois não existe mulher que não use maquiagem ou que nunca tenha usado, pois a maquiagem serve em primeiro lugar par...