Peso ideal: como calcular

O grande erro de algumas pessoas é focar em um padrão de peso levando em consideração amigos e familiares que não tem uma estrutura…

O grande erro de algumas pessoas é focar em um padrão de peso levando em consideração amigos e familiares que não tem uma estrutura física similar com a sua. É possível que indivíduos de uma mesma idade e sexo tenham peso diferente, e nem por isso, quem tem mais dígitos na balança é necessariamente mais gordo. Na adolescência, principalmente, é natural que as garotas tomem como exemplo de peso ideal a amiga menos pesada, sem levar em consideração que sua altura e massa corporal vão ter relação direta com os números da balança que apontam se você está com o peso normal ou não.

Leia mais sobre: Calcular IMC Online Grátis

O cálculo do peso ideal ajuda as pessoas a terem uma vida bem saudável (Foto: Divulgação)

Como sabemos o peso ideal?

Para saber qual o seu peso ideal é preciso calcular o Índice de Massa Corpora (IMC). Esse meio de medida estabelece o nível de obesidade a partir da relação entre o peso e a altura de cada pessoa. E, quanto maior o IMC, maiores são as chances da pessoa desenvolver doenças relacionadas ao excesso de peso e obesidade, como por exemplo, diabetes, problemas cardíacos e tantos outros que comprometem a boa saúde.

Saiba mais sobre: Cálculo do peso ideal – tabela IMC

Não deixe de calcular seu IMC (Foto: Divulgação)

Aprenda a calcular o IMC

Para saber o seu Índice de Massa Corpora é essencial dividir o seu peso pela altura ao quadrado. Vamos dar um exemplo: Se a sua altura for 1,60 multiplique esse valor por ele mesmo (1,60 X 1,60); o resultado divida pelo peso, que no nosso exemplo é 56 quilos (56/2,56= 21,875). A pessoa de nosso exemplo está com o peso dentro da normalidade.

Para saber se o seu peso está dentro do ideal basta calcular o IMC e verificar a relação dele com a tabela abaixo:

• 18,25 a 24,9: peso saudável

• 25 a 29,9: sobrepeso. Recomenda-se emagrecer com a ajustes na dieta

• 30 a 34,9: obesidade grau I

• 35 a 39,9: obesidade grau II

Se necessário, nesse último caso podem ser usados alguns medicamentos para ajudar a emagrecer, mas tudo isso deve ser feito com a orientação de um médico.

• Acima de 40: obesidade mórbida. Nessa situação a cirurgia de redução do estômago pode ser indicada. Porém, quem pode dizer isso é somente um médico, mesmo porque esse tipo de operação é a última alternativa para quem está com o IMC muito acima do recomendado e tem riscos de morte por causa da obesidade.

Top