Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde> Cálculo do Peso Ideal – Tabela IMC

Cálculo do Peso Ideal – Tabela IMC

Por Isah

O cálculo do peso ideal tem contribuído com muitas pessoas que estão à procura da boa forma física e melhores condições de saúde. Por meio da tabela do IMC (Índice de Massa Corporal) o indivíduo conhece qual o peso adequado para o seu tipo físico e qual a sua classificação atual.

Muitos nutricionistas usam a fórmula do IMC para examinar a situação dos seus pacientes, esse cálculo funciona de forma simples e através dos seus resultados é possível fazer as modificações alimentares necessárias. Essa medida internacional foi criada por Lambert Quételet no século XIX e depois de algum tempo finalmente foi aprovada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

O Índice de Massa Corporal é um recurso viável para avaliar o peso de crianças, jovens e adultos, mas é necessário entender os conceitos para colocá-los em prática na hora de calcular. Afinal, não basta apenas fazer contas, é necessário interpretar os valores relacionando-os com os dados da tabela.

A fórmula que dita os cálculos é IMC = peso / (altura)² (divisão da massa do indivíduo pelo quadrado da sua altura). Quanto às unidades de medidas que constituem os resultados, temos quilogramas para massa e metros para altura. Feito o cálculo, obtém-se um determinado valor que deverá ser classificado na tabela de peso ideal (disponível na imagem abaixo).

O IMC tem seis classificações na sua tabela: abaixo do peso, peso ideal, sobrepeso, obesidade moderada, obesidade severa, obesidade mórbida e Super Obesidade. As pessoas que se classificarem nos extremos da tabela devem procurar medidas de equilíbrio, reformulando o cardápio alimentar para conseguir adequar o peso ao seu tipo físico.

Você não precisa consultar um nutricionista para saber se está dentro da média de peso, a internet pode ser útil nesse sentido e fazer o cálculo para você. A calculadora IMC online é uma ferramenta que vai avaliar com precisão o seu quadro e indicar o grupo a qual o indivíduo pertence.

Encontre um moderno medidor de peso ideal acessando o site Só Nutrição. Caso os resultados indiquem um índice de obesidade, é chegado o momento de controlar sua alimentação. O excesso de peso prejudica a qualidade de vida, por isso é importante ter muito cuidado.

Recomendado para você
Bem Estar

Planos de saúde do Banco do Brasil

Saúde

a+ Medicina Diagnóstica – www.amaissaude.com.br

Saúde

O que fazer com Sensação de estômago pesado

Saúde

Febre Interna – Sintomas, Causas, Tratamento

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *