Período fértil: mitos e verdades

Muitas mulheres desejam engravidar e por isso, acabam buscando diversas informações para saber qual o melhor momento. Sabe-se que, a época mais propícia para…

Por Editorial MDT em 19/12/2012

Muitas mulheres desejam engravidar e por isso, acabam buscando diversas informações para saber qual o melhor momento. Sabe-se que, a época mais propícia para a concepção, é durante o período fértil. No entanto, poucas pessoas compreendem sobre esse termo. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre o período fértil, incluindo os mitos e as verdades.

Saiba como realizar a tabelinha do período fértil.

A maioria das mulheres desejam ser mães. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre o período fértil

  • A mulher tem 100% de chance de engravidar em um período de um mês – mito.

Segundo especialistas, um casal que não faz uso de métodos contraceptivos e mantendo relações sexuais frequentes, tem de 20 a 25% de chance de gerar um filho.

  •  A taxa de infertilidade é maior entre as mulheres – mito.

A dificuldade de engravidar pode ser algum problema que afeta o homem, a mulher, ou ambos. É importante ressaltar que o diagnóstico de infertilidade não impossibilita o casal de gerar um filho, mas remete à necessidade de buscar ajuda especializada.

  •  A mulher tem sua capacidade reprodutiva reduzida com o tempo – verdade

Em torno dos 30 anos, as mulheres começam a perder a capacidade reprodutiva. As pesquisas mostram que até os 35 anos, a redução é em trono de 15 a 20%; entre 35 e 39 anos, a redução é em torno de 25 a 50% e de 40 a 45 anos, a capacidade reprodutiva se reduz a 50 até 95%.

O uso prologado de anticoncepcional não afeta a fertilidade feminina. (Foto: divulgação)

  •  O período fértil pode ser alterado pela alimentação – mito.

Mesmo após a realização de diversos estudos, não foi comprovado que a alimentação possa interferir com a alteração da fertilidade.

  •  Qualquer pessoa que seja submetida à quimioterapia ficará estéril – mito.

A esterilidade dependerá da intensidade do tratamento de quimitoterapia. No entanto, antes de realizar o tratamento, especialistas indicam que o paciente recorra à técnica do congelamento de espermatozoides, assim como de óvulos.

  •  O uso prolongado do anticoncepcional pode afetar a fertilidade feminina – mito.

Não há nenhuma relação que mostra que o tempo de uso de anticoncepcionais possui influência sobre a fertilidade feminina. O que se sabe é que, a depender da dosagem hormonal do medicamento, a mulher pode apresentar um retardo no retorno da fertilidade, mas isso não a impede de engravidar.

  •  Para que a mulher fique grávida, ela deve ter relações sexuais durante o período fértil – verdade.

É muito importante saber quando é o período fértil da mulher para que a concepção aconteça de forma eficaz. Assim, é essencial buscar a orientação de um especialista para que ele oriente e colabore para avaliar o período fértil da mulher.

Para aumentar a chance de engravidar, é necessário que o casal tenha relação sexual durante o período fértil. (Foto: divulgação)

Ficar grávida é o desejo de quase todas as mulheres. Após conhecer um pouco mais sobre o período fértil, incluindo seus mitos e verdades, basta buscar a  orientação de um especialista e se programar para a tão esperada gestação.

Conheça mais sobre como entender o período fértil da mulher.

 

 

Top