Período fértil de quem toma anticoncepcional

O uso da pílula anticoncepcional se tornou muito comum entre as mulheres. Isso se deve à comodidade em poder ter relações sexuais sem o…

O uso da pílula anticoncepcional se tornou muito comum entre as mulheres. Isso se deve à comodidade em poder ter relações sexuais sem o risco de engravidar. Em meio ao uso desse medicamento, muitas mulheres possuem dúvidas sobre vários aspectos do efeito do remédio. Saiba mais sobre o período fértil de quem toma anticoncepcional.

Saiba como escolher o método anticoncepcional ideal.

As mulheres que tomam anticoncepcional de forma adequada, não tem período fértil. (Foto: divulgação)

 

Saiba mais sobre a menstruação de quem toma anticoncepcional

Diferente do que muitas mulheres pensam, o sangramento que acontece quando se utiliza o anticoncepcional periodicamente não é, necessariamente, a menstruação. Ou seja,  a perda de sangue que acontece mensalmente ocorre devido a queda de hormônio brusca que surge ao fim de cartela do anticoncepcional. Devido a isso, esse sangramento costuma vir acompanhado com menos sintomatologia. Vale ressaltar que, graças a eficácia do medicamento, a mulher pode ter relações sexuais durante todos os dias do mês, até mesmo nos dias de pausa entre as cartelas, sem correr o risco de engravidar.

Período fértil X anticoncepcional

A mulher que utiliza o anticoncepcional de maneira adequada e regular, não apresenta período fértil. Isso ocorre porque o medicamento altera os níveis de hormônios, trazendo como consequência a inibição da ovulação.  Dessa forma, as chances que a mulher tem de engravidar fazendo uso de anticoncepcional são muito pequenas.

A mulher que utiliza a pílula anticoncepcional deve tomá-la regularmente para obter os benefícios. (Foto: divulgação)

Anticoncepcional e a gravidez

Existem alguns fatores que inibem a ação do anticoncepcional, fazendo com que a mulher corra o risco de engravidar mesmo utilizando a medicação. Conheça abaixo quais são os fatores que podem colaborar com esse fato:

  • Não tomar o anticoncepcional diariamente e no mesmo horário;
  • Caso esteja realizando algum tipo de tratamento com algumas classes de antibióticos;
  • Quando a mulher vomita após a ingestão da pílula.
Leia Também:  Ideias de temas para festas de formatura

Qualquer um dos episódios anteriormente citados pode alterar a dosagem hormonal da mulher, fazendo com que ela inicie o período fértil. Assim, caso ela tenha relações sexuais sem o uso de preservativos, o risco de engravidar é grande.

Retornando o ciclo ovulatório normal

Quando a mulher deixa de fazer uso da pílula anticoncepcional, volta a apresentar a ovulação de forma regular. Até o momento, não há comprovação científica que mostre que a mulher que utiliza o medicamento durante anos terá dificuldade em engravidar quando parar de utilizar a pílula. Apesar disso, especialistas afirmam que diante de uma possível infertilidade que ela busque a orientação de um especialista e, caso seja necessário, inicie o tratamento para fertilização.

Saiba mais sobre o período fértil de quem toma pílula anticoncepcional. (Foto: divulgação)

A pílula anticoncepcional trouxe muitos benefícios à vida da mulher. O principal deles é poder ter relações sexuais sem engravidar. Apesar de ser muito utilizada, existem muitas dúvidas a respeito do uso da pílula anticoncepcional, uma delas é em relação ao período fértil de quem utiliza o remédio.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional.

Top