Sugestões de praias no Rio de Janeiro

Conheça um pouco mais sobre as melhores praias cariocas e garanta a sua viagem.

Se há algo que vem em nossa mente quando pensamos em Rio de Janeiro certamente uma delas diz respeito as praias cariocas. E não é para menos, afinal além do célebre Cristo Redentor, as praias foram celebradas em nossa memória de diversas maneiras, em músicas, poesias e teledramaturgia. E claro, além da beleza natural, quem pode ignorar que um dos locais preferidos por quem deseja descansar e se divertir é justamente o litoral?

Para quem terá um tempo em breve e pode planejar uma viagem, que tal conferir algumas sugestões de praias onde você poderá relaxar e se divertir? Veja algumas sugestões de praias excelentes para o seu banho de mar.

Praia Barra (Barra da Tijuca): É a praia mais extensa, com 15 km ao longo da Avenida Senambetiba. Suas águas atraem banhistas, surfistas e praticantes de bodyboard, kitesurf e windsurfe, além ainda de gente que só quer relaxar e praticar exercícios em suas ciclovias.

Prainha: Localizada no Recreio dos Bandeirantes região da Barra da Tijuca, é considerada uma das queridinhas dos surfistas, com ondas atraentes e também por sua beleza singular. São 700 metros são contemplados com morros cobertos por Mata Atlântica além do manancial de água doce.

Recreio dos Bandeirantes: Considerada extensa, com seus 11 km, ela também tem trechos pouco frequentados, e alguns sequer são urbanizados, como é o caso da área batizada como praia da Reserva, onde é possível encontrar vegetação de restinga. O seu trecho final atrai muitos surfistas com a chamada Praia da Macumba.

Praia de Copacabana: De longe é a praia mais famosa do Rio, palco de uma dos mais famosos Réveillon brasileiros. Tem campos de futebol, vôlei e futevôlei em sua extensão, adornada pelo calçadão projetado por Burle Marx que é uma de suas marcas registradas.

Praia do Arpoador: É considerado um dos melhores pontos do Rio de Janeiro para apreciar as belezas de um pôr de sol, mas é frequentada também durante a noite especialmente por surfistas devido a sua iluminação especial. Para quem deseja mais do que banho de mar, ela conta com aparelhos de musculação, pista de skate e quiosques, além de ser palco de eventos esportivos e shows de música.

Praia de Ipanema: A badaladíssima Ipanema fica ao longo da Avenida Vieira Souto e reúne gente de todas as turmas, que desfrutam de suas águas e de sua boa infraestrutura o dia inteiro, com o calçadão, quiosques e ciclovias.

– Praia do Leblon: Bastante popular em nosso imaginário, a continuação da praia de Ipanema conta com escolinhas de futebol, volei, surfe e área para crianças.

– Praia Grumari: Localizada em área de preservação ambiental, é considerada rústica, com suas areias grossas e bem amarelas. Já suas ondas fortes são atraentes para os surfistas. Em um dos seus trechos há a prática do naturismo, na praia do Abricó, localizado em local protegido por pedras e mais reservado.

Estas são algumas sugestões, mas antes de qualquer coisa não se esqueça de conferir os boletins da Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que regularmente divulga boletins sobre a qualidade das águas e se elas estão próprias para banho. Acesse http://www.inea.rj.gov.br

Boa viagem!

Top