Pedofilia: como proteger seu filho?

Saiba mais sobre pedofilia: como proteger seu filho. Nessa matéria, você vai aprender a evitar o contato das crianças com pedófilos. Medidas simples fazem…

Saiba mais sobre pedofilia: como proteger seu filho. Nessa matéria, você vai aprender a evitar o contato das crianças com pedófilos. Medidas simples fazem toda a diferença e garantem a segurança da família.

Pedofilia: como proteger seu filho. (Foto Ilustrativa)

Pedofilia: como proteger seu filho. (Foto Ilustrativa)

Quando um adulto começa a assediar uma criança, com fortes interesses sexuais, ele pode ser considerado um pedófilo. Esses “predadores” são mostrados constantemente nos noticiários de TV, mas na vida real parecem raros. Ledo engano. Eles estão mais próximos do que você imagina.

Leia mais: Fazer amizades pela internet: cuidados

A pedofilia contra o seu filho pode ser cometida por um vizinho, amigo da família, padrasto, primo ou qualquer outra pessoa próxima. A internet também costuma ser um campo fértil para os pedófilos agirem contra meninos e meninas inocentes.

Pedofilia: como proteger seu filho?

Veja a seguir dicas para combater a pedofilia: como proteger seu filho:

Oriente a criança

O primeiro passo para prevenir os ataques de um pedófilo é conversar com a criança. Oriente o filho a não falar com estranhos e deixe-o à vontade para contar qualquer coisa (diálogo aberto). Dessa forma, será possível combater a pedofilia logo na primeira suspeita.

Atenção ao que o filho tem a dizer

As crianças costumam ser sinceras e deixam claro quando não gostam de uma determinada pessoa. Se você notar isso com relação a alguém que frequenta a casa, tome cuidado. Os pedófilos estão mais próximos do que você imagina.

Procure ter diálogo aberto com o seu filho. (Foto Ilustrativa)

Procure ter diálogo aberto com o seu filho. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Abuso infantil: como evitar

A criança está ganhando presentinhos?

O pedófilo se aproxima da criança de forma bem sutil e conquista a confiança dela aos poucos. É comum ele fazer isso através de pequenos agrados, como presentes. Observe se o seu filho está trazendo brinquedos ou coisas diferentes para a casa.

Cuidado com a internet

A maioria dos ataques de pedofilia acontece pela internet, portanto, é preciso ter muito cuidado ao deixar a criança usar o computador. Instale a máquina em um lugar onde todos circulam na casa e oriente o filho sobre sites duvidosos. Existem softwares que oferecem aos pais mais controle sobre as páginas acessadas pelas crianças, ou seja, funcionam como guarda-costas virtual.

Muitos pedófilos agem pela internet. (Foto Ilustrativa)

Muitos pedófilos agem pela internet. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Como saber se a criança está sofrendo abuso?

Agora você já sabe o que fazer para combater a pedofilia: como proteger seu filho. Coloque as dicas em prática e proteja as crianças da sua família. Se suspeitar de algum tipo de abuso, faça a denúncia acionando o Disque 100. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias interessantes sobre crianças.

 

Top