Como saber se a criança está sofrendo abuso?

As crianças que foram abusadas sexualmente sofrem mudanças comportamentais como agressividade, dificuldade de relacionamento e isolamento. Os pais devem ficar atentos para um conjunto…

As crianças que foram abusadas sexualmente sofrem mudanças comportamentais como agressividade, dificuldade de relacionamento e isolamento. Os pais devem ficar atentos para um conjunto de sinais que pode indicar que o filho está sofrendo algum tipo de violência. Pensando nisso, selecionamos dicas de como saber se a criança está sofrendo abuso. Confira.

O abuso sexual na infância faz com que a criança se sinta mais retraída. (Foto: divulgação)

Abuso sexual infantil

O abuso sexual na infância é um dos problemas mais graves que temos em nossa sociedade. Os pequenos que são vítimas dessas situações não costumam falar sobre o que esta acontecendo. Por isso, é importante ficar de olho em qualquer sinal que possa indicar que a criança está sendo abusada.

Essa situação faz com que o indivíduo apresente alguns comportamentos e reações que não são adequadas para sua idade. Graves consequências psicológicas podem ser geradas. Ao identificar uma criança vítima de abuso, é de extrema importância iniciar um tratamento especializado o mais rápido possível.

A criança que sofre abuso demonstra alguns sinais indicativos do problema. (Foto: divulgação)

Veja também como denunciar a violência contra crianças 

Como saber se a criança está sofrendo abuso

1. Lesões visíveis: estão relacionadas com todas as marcas visíveis, que nem sempre são fáceis de serem encontradas. A criança pode ter dificuldade para andar ou sentar. Pode, ainda, apresentar hematomas, mordidas e até infecções genitais.

2. Comportamento: apresenta comportamentos regressivos como fazer xixi na cama. Também pode iniciar um baixo rendimento escolar e ter comportamentos agressivos.

3. Alterações na vida cotidiana: possui dificuldades para dormir ou se alimentar. Apresenta choros repentinos cada vez mais frequentes. Tem medo de ficar sozinha e pede para que alguém fique com ela o tempo todo.

4. Emoções: ocorre uma mudança muito grande no humor, geralmente caracterizado por um retraimento, mas de vez em quando surgem comportamentos agressivos e hiperativos. Apresenta características depressivas e baixa autoestima.

5. Comportamentos sexuais: demonstra comportamentos sexuais inadequados para a idade. Costumam fazer desenhos, ter fantasias ou participar de jogos que referem a atividades sexuais.

6. Dificuldade de relacionamento interpessoal: possui muita dificuldade para se relacionar com crianças da mesma idade. Em alguns casos, não quer visitar os familiares ou amigos. Tende a se afastar dos amigos e familiares.

Os pais devem ficar atentos para os sinais de que a criança está sofrendo abuso. (Foto: divulgação)

Veja também como evitar o abuso infantil 

O abuso sexual em crianças pode causar sérios problemas psicológicos aos pequenos. É muito importante saber identificar os sinais que indicam a ocorrência do problema, para evitar que essas situações ocorram e tragam prejuízos a vida desses indivíduos indefesos.

Top