PEC dos precatórios: Deputados do PDT não cedem a ameaça de Ciro Gomes e mantém apoio a proposta

Felipo Bellini 05/11/2021 Notícias

Mesmo após uma decisão inesperada do ex-ministro Ciro Gomes de suspender sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, os deputados do partido PDT afirmaram que irão manter o apoio a proposta enviada de Emenda à Constituição (PEC) que diz respeito ao parcelamento dos pagamentos dos precatórios. Essa aprovação por 15 pedetistas provou um certo abalo entre o Partido, com Ciro condicionado a voltar a eleição apenas com uma nova avaliação de sua posição.

O que é a PEC dos precatórios?

A PEC dos precatórios tem como objetivo estabelecer um limite para pagamento de dívidas do governo já reconhecidas judicialmente, o que levou grande parte da oposição a denominar como “PEC do calote”.

Entre os que ficam sem receber estão professores de até quatro Estados que dependem da União para repassar os recursos do FUNDEF, um antigo fundo que financia a educação. Sendo previsto que os mesmos recebam em até 3 parcelas.

PEC dos precatórios Deputados do PDT não cedem a ameaça de Ciro Gomes e mantém apoio a proposta

Fonte/Reprodução: original

Essa regra, no entanto, serve como uma espécie de drible no teto de gastos do governo, limitando o desenvolvimento da inflação. A ideia é ampliar o espaço no orçamento para o novo Auxílio Brasil, com um valor de pagamento médio de 400 reais.

Essa medida, porém , abre também um espaço extra de valores de R$91,6 bilhões no orçamento. O que encaixaria tanto para o novo auxílio quanto para algumas emendas parlamentares e o valor para o Fundo Eleitoral de 2022.

O que Ciro Gomes fez para que o partido desistisse de apoiar a proposta?

Apesar de Ciro Gomes se manifestar contra os votos dessa questão, o partido continuou mantendo sua votação para a aprovação dessa modalidade. Isso faz com que haja uma estabilidade no partido e uma possível desistência de Ciro quanto à eleição, o que muitos não estão preocupados, pois não acreditam nessa desistência do mesmo.

Os membros do Partido estudam uma forma para que cheguem em uma solução para não haver uma discrepância entre ambos os lados, e impedir que Ciro coloque deixe de estar concorrendo à Presidência da República.

Outros artigos

Cores fortes na cozinha: dicas

22/04/2013

Cores fortes na cozinha: dicas

Decorar é uma arte e, para que os ambientes fiquem aconchegantes e agradáveis ao olhar, é preciso saber como escolher cores, objetos e móveis que combinem, entre si....

O estilo de Nicole Kidman

19/05/2012

O estilo de Nicole Kidman

[caption id="attachment_448954" align="alignnone" width="579" caption="Nicole Kidman veste um belo vestido com corte sereia de Jean Paul Gaultier. (Foto: divulgação)...

Varandas Gourmet Decoradas Dicas

14/03/2011

Varandas Gourmet Decoradas Dicas

[caption id="attachment_154876" align="aligncenter" width="500" caption="Móveis em madeira e plantas verdes aconchegam o ambiente"][/caption] As varandas gourmet ...