Pastilhas de materiais naturais: dicas, fotos

Pastilhas de materiais naturais: dicas, fotos

Pastilhas de materiais naturais: dicas, fotos – Uma forma de renovar o visual das paredes residenciais é investindo nas pastilhas de materiais naturais. Elas são…

Por Isabella Moretti em 23/06/2015

Pastilhas de materiais naturais: dicas, fotos – Uma forma de renovar o visual das paredes residenciais é investindo nas pastilhas de materiais naturais. Elas são responsáveis por deixar os ambientes com um clima mais aconchegante, além de contribuir com a resistência e proteção do espaço vertical. Esse tipo de pastilha tem ganhado espaço nas residências pois cria uma decoração diferenciada e muito linda para quem o vê.

 

Pastilhas de materiais naturais: dicas, fotos

Ao adotar materiais naturais no acabamento da casa, a decoração se torna mais sofisticada e confortável. As paredes abandonam a monotonia da pintura e passam a exibir uma nova proposta que invoca textura e cor. É importante ressaltar que todos os ambientes da casa podem ser beneficiados com as pastilhas, incluindo sala de estar, banheiro, cozinha e quarto.

Como são fabricadas com materiais naturais, as pastilhas se destacam como peças ecologicamente corretas. Elas valorizam ainda a ideia de uma decoração personalizada, onde a parede interna é muito mais do que um elemento estrutural e passa a ser considerada também como peça importante para determinar o visual do espaço.

Tipos de pastilhas naturais

As pastilhas compõem um verdadeiro painel no quarto.

Vários materiais extraídos da natureza podem ser usados para a fabricação de pastilhas, apostando em um conceito de decoração diferente dos acabamentos com cerâmica surgiram as pastilhas de vidro. As peças, no entanto, preservam o tamanho compacto e a proposta de aplicação mais trabalhosa, capaz de destacar os detalhes da arquitetura.

Confira a seguir as pastilhas de materiais naturais mais conhecidas no mercado:

  • Pastilha de coco: a matéria-prima usada para a fabricação do acabamento é indicada para ambientes internos e com pouca umidade. As peças exaltam o estilo rústico na decoração e exibem uma variedade de tons neutros, principalmente no que diz respeito à paleta de cores terrosas.
  • Pastilha de bambu: as peças exploram a beleza e resistência de um tipo de fibra natural, cuja extração não danifica a natureza. Com o uso das pastilhas é possível confeccionar mosaicos enriquecidos por detalhes, fazendo combinações modernas através do emprego de nuances diferentes.
  • Pastilha de osso e chifre: este tipo de acabamento é elegante e moderno, mas usado com mais frequência no design de móveis, com várias opções de coloração (mesclado, escuro, claro, leitoso, mel). Trata-se de um material natural e delicado, por isso é importante tomar cuidado com a exposição ao calor e a chuva.
  • Pastilhas de maçã: para quem procura um tipo de revestimento diferente e artesanal, vale a pena conhecer as pastilhas confeccionadas com galhos da macieira.

Fotos de pastilhas de materiais naturais

Cuidados com as pastilhas

Os moradores da casa decorada com pastilhas de materiais naturais devem tomar alguns cuidados com a manutenção das peças. Em primeiro lugar, evite a exposição às ações climáticas que podem danificar o revestimento. Outra observação importante é a limpeza do acabamento, que requer apenas um pano úmido ou aspirador de pó.

Top