Pisos e azulejos: dicas para facilitar a limpeza

A limpeza dos pisos e azulejos é algo que requer atenção e cuidado, por isso vale a pena buscar informações para não cometer erros…

Por Isabella Moretti em 23/05/2012

Para fazer uma boa limpeza do piso ou do azulejo, é necessário conhecer as limitações do material.

A limpeza dos pisos e azulejos é algo que requer atenção e cuidado, por isso vale a pena buscar informações para não cometer erros evitáveis. Antes de selecionar os produtos para remover a sujeira do acabamento, é necessário conhecer o tipo de material e suas principais limitações.

Quando o morador conhece os produtos adequados para a limpeza, ele consegue fazer uma boa manutenção periódica da superfície. Este tipo de cuidado evita que o material que reveste o chão ou a parede sofra com danos, como é o caso das manchas, que prejudicam a estética do ambiente.

Você também vai gostar de ler: Como limpar rejunte – dicas

Limpeza dos azulejos

A superfície azulejada do banheiro ou da cozinha requer alguns cuidados para ser limpa, sobretudo quando existem sujeira e gordura acumulada. Uma receita caseira que garante a limpeza dos azulejos consiste na mistura de ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio e ½ xícara de amônia. Lembre-se de usar uma esponja macia durante a aplicação.

Uma solução caseira é útil para limpar azulejo encardido.

Antes de aplicar a solução caseira, é importante remover a sujeira acumulada no rejunte.

Limpeza dos pisos

Os pisos são responsáveis por compor o revestimento horizontal, por isso eles precisam ser limpos com certa frequência. Em cômodos com grande circulação de pessoas a manutenção é essencial para manter o piso conservado, ou seja, livre de poeira, resíduos e gordura.

Os imóveis são revestidos com vários tipos de pisos, que variam principalmente quanto ao material. As peças de cerâmica e porcelanato, por exemplo, devem ser limpas usando apenas água e sabão ou detergente neutro. Neste caso, evitar produtos abrasivos se torna importante para não comprometer o brilho e nem causar manchas.

Não são todos os produtos que podem ser usados para limpar piso de madeira.

Os pisos de madeira também revestem o chão da casa, procurando reforçar a sensação de conforto nos ambientes. Para limpar o acabamento, o morador deve usar apenas vassoura de pelo, aspirador de pó ou pano levemente úmido. Tanto a água em excesso como os produtos com álcool ou querosene na fórmula danificam a madeira.

No caso do piso de mármore, apenas o pano úmido é suficiente para a limpeza, mas se o material perdeu o brilho, então é recomendado usar um pouco de água oxigenada para fazer a limpeza. Para limpar o piso de granito, basta usar pano umedecido com água, sendo que qualquer substância corrosiva deve ser evitada.

A sujeira mais leve normalmente é eliminada com água e detergente neutro, mas quando os resíduos estão impregnados na superfície, vale a pena recorrer a outros métodos de limpeza, como a solução de vinagre branco e água ou o uso de água sanitária. Quando o material do revestimento não é compatível com os produtos, é melhor buscar uma fórmula específica.

Saiba mais: Como limpar piso de porcelanato

Top