Passo a passo para fazer massagem em bebês

Passo a passo para fazer massagem em bebês

Muitas mães nem imaginam o poder que tem em suas mãos. Massagear o seu bebê é só uma das formas de acalmá-lo, além de…

Por Élida Santos em 03/07/2013

Muitas mães nem imaginam o poder que tem em suas mãos. Massagear o seu bebê é só uma das formas de acalmá-lo, além de aliviar a tensão e deixar a criança bem relaxada. Quanto mais cedo esse processo de massagens tiver início, melhor para o bem-estar da criança. Foi pensado na importância da estimulação tátil desde os primeiros dias de vida, que a americana Eva Reich criou uma massagem para bebês chamada de Toque da Borboleta.

Faça massagem no bebê com delicadeza (Foto: Divulgação)

Aprenda a massagem Toque da Borboleta

1° passo: Comece a massagem toque de borboleta com movimentos, suaves, que tem início na cabeça e vão descendo até os pés da criança. Comece pela frente;

2º passo: Massageie a parte de trás do bebê;

3º passo: Para finalizar, o bebê deve ser embalado durante um minuto.

Pressione mais o peito da criança (Foto: Divulgação)

Importância do balanço após a massagem

O balanço do pai com relação ao bebê é muito importante, pois ajuda na digestão. Nos Estados Unidos os berçários dos hospitais são equipados com cadeiras de balanço para a enfermeira poder fazer esse balanço. Isso é essencial, principalmente para as crianças que são consideradas com a saúde frágil.

Só faça mais força quando for massagear os pés e as mãos da criança (Foto: Divulgação)

Mais detalhes sobre a massagem

Antes de começar a massagear o seu bebê, lave bem as mãos, enxugue-as e as esfregue, para concentrar a energia.  Durante a massagem os movimentos devem ser feitos com muita delicadeza. Na sola dos pés da criança e nas palmas das mãos uma pressão um pouco maior pode ser feita. Na sola dos pés é que estão projetados todos os órgãos e acredita-se que quando essa parte do corpo é massageada todos os órgãos são também.

Mais importante do que passar a mão no bebê durante a massagem é fazer a técnica com amor e carinho. Pare tudo o que está fazendo e olhe para o bebê, converse com ele durante o processo. Olhe no fundo dos olhos da criança com toda afeição e faça os movimentos na sequência que ensinamos. A massagem pode ajudar a criança a crescer mais saudável.

Top