Parto humanizado: o que é

O parto humanizado é uma nova técnica na área da saúde, ele deixa que a gestante e sua família escolham a forma de parto.…

O parto é um momento muito importante para toda a família.

O parto humanizado é uma nova técnica na área da saúde, ele deixa que a gestante e sua família escolham a forma de parto. Além disso, durante todo o processo os parentes podem ficar ao lado, vendo o nascimento do novo membro da família.

O que é parto humanizado

Humanizar o parto é dar liberdade de escolha a gestante, realizar um atendimento baseado em suas necessidades. Neste caso, o médico deve mostrar a mulher todas às opções de escolha que ela possui, com base na história do pré-natal e desenvolvimento da criança, interferindo na decisão o mínimo possível.

O parto humanizado significa ainda direcionar toda a atenção às necessidades da gestante e proporcionar controle da situação na hora do nascimento. É importante também mostrar as opções de escolha baseadas na ciência e nos direitos que possui.

Saiba como se preparar para o parto 

 

Quanto mais humanizado o parto, melhor para mãe e bebê.

Benefícios do parto humanizado

  • A mulher tem o direito de escolher onde deseja ter o bebê, e qual acompanhante deseja do seu lado durante o trabalho de parto;
  • A gestante tem liberdade para se movimentar antes do parto e pode escolher a posição que acha melhor na hora do nascimento;
  • Possui o direito de ser bem atendida e amamentar durante a primeira meia hora de vida do bebê;
  • Neste tipo de parto a dor é entendida como uma função fisiológica normal que pode ser aliviada através de métodos não farmacológicos. Porém, isso não quer dizer que a gestante não tenha direito de optar pelo uso de analgésicos;
  • O parto cesárea também pode ser feito de forma humanizada. Esse parto existe para salvar vidas, portanto a melhor opção é o parto natural;
  • O nascimento é realizado em um ambiente calmo e tranquilo com privacidade e muito respeito;
  • Existe respeito ao ato de gerar e de nascer, permitindo o ciclo natural da gestante.
Leia Também:  Unhas postiças como colocar e cuidar

Veja também as vantagens e desvantagens de cada tipo de parto 

O parto humanizado deve ser feito com segurança

Esse tipo de parto é muito procurado pelas gestantes que desejam dar a luz da forma mais natural possível. Segundo a obstetra Valéria Siqueira, os médicos não são contra essa opção, desde que seja feita com responsabilidade. O mais indicado é que seja feito no hospital ou o mais próximo possível para garantir segurança da mãe e do filho.

Veja a importância do pré-natal, principais exames e suas razões

 

Até mesmo o parto cesária pode ser feito de maneira humanizada.

O parto humanizado garante a gestante e ao bebê mais tranquilidade durante o nascimento. Ele proporciona liberdade de escolha para a mulher, fazendo que a ela decida como será o parto. Porém esse processo deve ser feito com segurança, para que não seja colocada em risco a vida da mãe ou do bebê.

Top