Palhinha na decoração: fotos, saiba mais

A moda, como um todo, tem se inspirado em hábitos do passado, para novas criações. Além disso, estão em alta os elementos naturais, bem…

Por Editorial MDT em 09/12/2012

A moda, como um todo, tem se inspirado em hábitos do passado, para novas criações. Além disso, estão em alta os elementos naturais, bem como tudo que é feito artesanalmente. Na decoração, tem acontecido tudo de forma semelhante. Coisas usadas, há décadas estão voltando, com força total. Além dos modelos dos móveis e outros objetos de decoração, a nova roupagem dada ao antigo está sendo dada, também, aos trabalhos feitos com revestimentos naturais. Eles se misturam a produtos mais modernos, dando um toque especial à decoração. Um destes materiais que voltaram a fazer parte da vida de quem gosta de decorar é a palhinha.

Mesa de escritório, revestida com palhinha (Foto: Divulgação)

A palhinha na decoração foi muito usada nas décadas de 50 a 70. Hoje, ela está voltando aos ambientes, de inúmeras maneiras. A palhinha dá um toque aconchegante à decoração, podendo ser usada como revestimentos de móveis, de parede, além de proporcionar ventilação do local onde está empregada. Por exemplo, na porta de um armário, ela fica sutil e ajuda a evitar o acúmulo de umidade.

Saiba mais sobre a palhinha

Cadeira antiga, reformada, com encosto de palhinha pintado em branco (Foto: Divulgação)

A chamada palhinha também é conhecida por muitos outros nomes, como palha chinesa, palha italiana, palha indiana, malaca, fibra natural ou rattan. Ela é um material resistente e de fácil limpeza. Geralmente, basta retirar a poeira que se acumula, com um espanador ou aspirador de pó. A palhinha também permite ser alterada, com facilidade, podendo ser pintada com diferentes tintas. Também pode ser costurada, amarrada ou colada às superfícies que irá decorar.  É, sem dúvida, uma excelente opção, na decoração.

Nesta cadeira, a palhinha recebeu bordados de lã (Foto: Divulgação)

Pode-se revestir parede com palhinha, por exemplo, colando-a, com cola branca. Portas de armários podem conter pequenas aberturas, com a trama da fibra natural. Para que os ambientes não fiquem com aspecto muito pesado ou antigo demais, basta associá-la a móveis e objetos mais modernos.

Os tipos de palhinha também são variados. O que promove a variabilidade são as diferentes tramas do material. Algumas são mais abertas, outras fechadas ou até mesmo com tonalidades diferentes. A mais conhecida é aquela com trançados mais abertos, muito usados em móveis antigos. Aliás, quem possui, em casa, aquela poltrona dos tempos da vovó, pode reformá-la, usando-a na decoração, em meio a outros móveis contemporâneos.

Fotos de decoração com palhinha

Para inspirar mudanças nos ambientes, selecionamos algumas fotos de palhinha na decoração, feita de diferentes maneiras. Confira nossa galeria e veja como esse material transforma os ambientes.

Veja mais sobre a mistura do antigo e do moderno: Móveis modernos e antigos juntos na decoração

Não descarte móveis antigos: Como reaproveitar móveis antigos

 

Top