Móveis modernos e antigos juntos na decoração

A procura de ideias para inovar a decoração da casa? Então vale a pena mesclar os móveis antigos aos modernos em um mesmo ambiente.…

Por Isabella Moretti em 24/11/2011

A procura de ideias para inovar a decoração da casa? Então vale a pena mesclar os móveis antigos aos modernos em um mesmo ambiente. Para conseguir os melhores resultados, é necessário distribuir os itens mobiliários com bom gosto, equilíbrio e harmonia, sempre se preocupando com a combinação das cores e traços.

Aos poucos, as antiguidades estão sendo retomadas na decoração, invocando a atmosfera retrô. Para que a aparência do ambiente decorado não fique ultrapassada, o ajuste às peças modernas representa um fator essencial. No entanto, algumas pessoas sentem dificuldades na hora de fazer a composição e acabam criando uma decoração totalmente desequilibrada.

Usando móveis antigos

É possível resgatar a mobília da vovó e decorar os ambientes residenciais com personalidade. No caso, as peças devem passar por uma restauração para se adaptar melhor ao visual do cômodo, sem é claro perder a identidade dos traços retrô. Alguns dos móveis que caíram em desuso podem ser retomados numa nova proposta de decoração, na qual a intenção é realmente assumir um efeito nostálgico.

Entre as antiguidades que estão ganhando um novo espaço na decoração, vale ressaltar as penteadeiras. Elas voltaram e se revelam capazes de personalizar o visual dos quartos femininos, resgatando até mesmo o ritual de sentar-se diante do espelho para escovar os cabelos demoradamente. Os modelos de penteadeiras mais antigos exibem traços rebuscados e trabalhados.

Outros móveis antigos usados nos projetos de decoração são os armários, roupeiros, cômodas, mesas, cadeiras e sofás.

Usando móveis modernos

Os traços retos e simples já são capazes de denunciar uma mobília moderna. As peças normalmente se apropriam do minimalismo para decorar os ambientes, sem exagerar no acabamento como acontece nos móveis antigos. Os itens também costumam ser apresentados numa estrutura planejada, favorecendo o ‘encaixe’ em cada ambiente decorado.

Todos os cômodos da casa estão aptos para receber os móveis modernos e se adequar ao estilo contemporâneo de decoração. Os designs dos produtos validam ideias de conforto, bom-humor e sustentabilidade.

Reunindo o antigo e o moderno com harmonia

As antiguidades podem ser combinadas aos móveis modernos para dar um efeito diferenciado na decoração. Na composição tudo vai depender dos elementos que são utilizados no visual de cada espaço e também qual estilo será invocado. O charme antigo da mobília pode fazer um contraste com linhas e cores mais modernas, sem cometer exageros.

Uma proposta retrô tem toda liberdade de estar associada a um móvel moderno, como por exemplo, o caso da penteadeira. Há modelos que se apropriam dos espelhos sem molduras, apostam no efeito clean e exploram as linhas retas nas formas. Para os moradores que buscam o clima vintage para a residência, vale investir na penteadeira dos anos 60, caracterizada pelo acabamento artesanal e pés palito.

Aproveite as sugestões e combine os móveis na sua casa.

Top